quinta-feira, 18 de março de 2010

Oficina Tambor de Crioula, Samba de Roda e Dança do Jongo

Oficina capacita jovens de comunidades quilombolas do Rio e Mato Grosso do Sul

A 'Oficina Tambor de Crioula, Samba de Roda e Dança do Jongo' que acontece neste sábado, 20, e no domingo, 21, na comunidade remanescente de quilombo Campinho da Independência, em Paraty, no Rio de Janeiro, faz parte do projeto Janguedê - Dança Africana apoiado pela Fundação Cultural Palmares, vinculada ao Ministério da Cultura.

A oficina vai capacitar 100 jovens das comunidades remanescentes de quilombos do Mato Grosso do Sul e da comunidade de Campinho da Independência.

O projeto objetiva a difusão e a multiplicação do patrimônio cultural imaterial das comunidades quilombolas, uma vez que essas comunidades remanescentes de quilombos, ainda hoje, são exemplos de resistência e luta na preservação dos seus valores culturais.

Tais valores são repassados e manifestados por meio da história oral dessas comunidades nas quais as culturas da dança, da pesca e também da lavoura costumam ser transmitidas de geração a geração. Na dança, as manifestações emanam do corpo negro por impulsos rítmicos conduzidos por sentimentos contagiantes que, em geral, estão relacionados às crenças e à cultura da comunidade.

Além desta oficina, uma outra com o mesmo objetivo irá acontecer em breve em Campo Grande, capital do Mato Grosso do Sul.
Fonte: Conaq /Amo

Um comentário:

Aretusa B. B. disse...

Pena que moro tão longe de Paraty e do Mato Grosso!!!

Área de Preservação Ideológica!!!

Bem vindos a Área de Preservação Ideológica!
http://www.sitecurupira.com.br/