quinta-feira, 18 de março de 2010

Jardim do Saber

Educação Ambiental
O Jardim Botânico de Brasília realiza através da Gerência de Educação Ambiental, o Programa Jardim do Saber, que tem por objetivo principal conhecer e preservar o Cerrado.
Dentro das linhas de atuação, são desenvolvidos projetos educativos que visam estimular a adoção de atitudes voltadas à preservação e conservação do ambiente, implementar Jardins nas escolas da rede pública do Distrito Federal; publicar materiais didático-pedagógicos nas linhas de atuação e incentivar a leitura de temas ambientais no espaço da Biblioteca da Natureza.
Trilhas Interpretativas
O jeito simples de conhecer o Jardim e ter atitude...
As trilhas são orientadas por Educadores Ambientais, biólogos, geógrafos e arte educadores que recebem grupos de alunos de escolas e de outras instituições, com agendamento prévio. Os educadores promovem uma releitura do espaço com arte, música e informação. Conforme a faixa etária e disposição, é possível perceber o Cerrado de diversas formas.
A trilha do Mirante é o local ideal para estudar e descrever as fisionomias que compõem o bioma Cerrado. Da Biblioteca da Natureza até o ponto mais alto são aproximadamente 3 km, compensados pela beleza do pôr do sol. Por ter um percurso mais longo e uma grande quantidade de pontos de discussão, o ideal é que seja feita por pessoas acima de 12 anos.
Trilha do Mirante
Para crianças de todas as idades, a trilha do Horto Medicinal Linda Styer Caldas é um convite a perceber o Cerrado com outros olhos. Nesta trilha, a percepção do ambiente ocorre através da privação do sentido da visão. Barulho de água, sons e sabores do Cerrado traduzem uma forma de conhecer e sentir-se parte do ambiente.
Trilha Sensorial – Horto Medicinal Linda Styer Caldas
Dica para as trilhas: Use roupas leves, chapéu ou boné e leve garrafa de água, protetor solar, máquina fotográfica e caderneta de bolso.
A agenda para este ano já está encerrada. A partir de 2008, novas trilhas estão programadas, aguardem as novidades!
Implantação de Jardins nas Escolas do Distrito Federal
A interface com outras áreas de conhecimento dentro do Jardim Botânico como Viveiro de Mudas, Herbário e Laboratório Multidisciplinar possibilita uma integração do saber de forma compartilhada. Assim as informações obtidas através de pesquisas podem subsidiar o cotidiano das crianças e dos adolescentes num universo de sonhos e descobertas.
Em 2008, 40 escolas da rede pública do Distrito Federal serão contempladas com a implementação de Jardins em áreas escolhidas pelas próprias crianças. O trabalho estabelece a possibilidade de conhecer as espécies nativas do Cerrado, as propriedades medicinais, o uso, a função e a criação de Jardins.
O formulário para cadastro das escolas interessadas em participar da seleção do Programa será disponibilizado a partir de janeiro de 2008. Maiores informações pelo telefone: 3366 1438. Veja mais!

Um comentário:

Simone Anjos disse...

Excelente iniciativa. A educação ambiental deve começar na infância formando, no futuro, adultos ecologicamente consciêntes e comprometidos com a preservação do planeta. Atitudes iguais a essa devem ser implantadas no Brasil afora.
Beijos na alma,

Área de Preservação Ideológica!!!

Bem vindos a Área de Preservação Ideológica!
http://www.sitecurupira.com.br/