segunda-feira, 1 de março de 2010

Edital de mais de 1 milhão contempla produção artística de estética negra
A Fundação Cultural Palmares, vinculada ao Ministério da Cultura, e o Centro de Apoio ao Desenvolvimento Osvaldo dos Santos Neves - Cadon lançaram edital para premiar projetos de profissionais individuais ou companhias que desenvolvem trabalhos de expressões afro-brasileiras nas áreas de teatro, dança e artes visuais. As inscrições estão abertas até o dia 5 de março e devem ser feitas exclusivamente pelo site www.premioafro.org.

No valor de R$ 1,1 milhão, o edital contemplará parcial ou integralmente projetos para montagem ou remontagem de exposições, espetáculos independentes ou de grupos e companhias e projetos de oficinas gratuitas.

Nos casos de remontagem, o projeto artístico deverá contemplar regiões que não tenham sido privilegiadas anteriormente com o produto cultural.

Nas artes visuais o edital vai premiar artista individual ou coletivo de artistas das áreas de fotografia, pintura, grafite, escultura, gravura, instalação, design, arte tecnológica, multimídia, arte contemporânea, entre outras expressões da área.

Em relação à dança e ao teatro serão premiados grupos e companhias legalmente constituídos ou não, que comprovem histórico artístico com ênfase na cultura afrobrasileira.

O 1º Prêmio Nacional de Expressões Culturais Afrobrasileiras, patrocinado pela Petrobrás, vai selecionar 20 trabalhos nas cinco regiões do país: Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul.

Para saber mais, acesse o site www.premioafro.org.

Histórico
O Prêmio Expressões Culturais Afrobrasileiras foi concebido, em 2006, após o 2º Fórum Nacional de Performance Negra realizado em Salvador, cujo debate principal girou em torno da falta de editais públicos e de linhas de financiamentos direcionadas, exclusivamente, para a produção artística de estética negra desenvolvida por artistas, grupos e companhias que valorizam a cultura afrodescendente e suas manifestações contemporâneas.

Fonte: Assessoria de Comunicação da FCP

Nenhum comentário:

Área de Preservação Ideológica!!!

Bem vindos a Área de Preservação Ideológica!
http://www.sitecurupira.com.br/