sexta-feira, 26 de março de 2010

Exposição Arte Africana de Acácio Videira

Palmares promove exposição e debate sobre arte africana
A exposição de arte africana de Acácio Videira será aberta na próxima segunda-feira (29), às 17h na sede da Fundação Cultural Palmares, vinculada ao Ministério da Cultura. Além da exposição a Fundação ainda promove, no mesmo dia, um seminário sobre a diáspora africana na Colômbia e um debate sobre a arte africana, todos aberto ao público e com entrada gratuita. A exposição poderá ser visitada até o dia 29 de abril.
A mostra é um projeto do Instituto Cultural Bata-Kotô com patrocínio da Palmares e conta com 14 esculturas em madeira, sete esculturas em marfim, além de oito máscaras e reproduções de pinturas produzidas por Acácio Videira. O artista morou e trabalhou em Angola cerca de 30 anos e a partir dos conhecimentos adquiridos sobre a arte e a cultura angolana recriou máscaras e esculturas que compõem originalmente a arte africana. A exposição tem a curadoria de Juliana Augusta Vieira

No dia da abertura acontece também o seminário Memórias da diáspora africana na Colômbia: O Palenque de San Basílio, com Joseania Freitas, Pesquisadora do Museu Afro-Brasileiro e chefe do Departamento de Museologia da Universidade Federal da Bahia e um debate sobre a Arte Africana no Brasil, com José Manuel, filho de Acácio.
Acácio Videira (1918-2008)
O artista nasceu em Portugal, mas morou grande parte de sua vida em Angola. Em 1975, devido às guerras angolanas, transferiu-se para o Brasil e, a partir de 1986, morou em Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Naturalizado brasileiro recebeu o título de cidadão honorário da cidade.

Serviço:
Seminário: Memórias da diáspora africana na Colômbia: O Palenque de San Basílio"
Joseania Freitas, Pesquisadora do Museu Afro-Brasileiro e chefe do Departamento de Museologia da Universidade Federal da Bahia


Dia: 29 de março de 2010
Horário: 11h
Local: Sede da Palmares, Setor Bancário Sul - Quadra 02 - Lote 11 - Ed. Elcy Meireles

Debate sobre a Arte Africana
José Manuel e mediação de Joseania Freitas

Dia: 29 de março de 2010
Horário: 11h
Local: Sede da Palmares

Abertura da exposição Acácio Videira - Arte Africana
Dia: 29 de março de 2010
Horário: 17h
Local: Sede da Palmares
Entrada gratuita

Nenhum comentário:

Área de Preservação Ideológica!!!

Bem vindos a Área de Preservação Ideológica!
http://www.sitecurupira.com.br/