Mais de 90% dos consumidores brasileiros buscam ingredientes naturais quando vão
comprar cosméticos e mais de 80% deles procuram selos éticos e ambientais e
querem saber a origem desses componentes. O levantamento Barômetro de
Biodiversidade, divulgado em São Paulo, mostra que os brasileiros são os
que mais se preocupam com essas questões na hora de adquirir itens como cremes
ou xampus.
“O consumidor é curioso e quer saber as histórias que estão envolvidas na
cadeia produtiva, quer saber que o que compra agrega valor para as comunidades
que produzem aquele ingrediente”, disse Cristiane de Moraes, representante da
organização suíça União para BioComércio (UEBT) no Brasil.
O levantamento reuniu respostas de 8 mil pessoas de oito países sobre o
conhecimento e a importância que os entrevistados e as empresas conferem aos
temas biodiversidade e desenvolvimento sustentável nas relações de consumo e
sobre o conhecimento dessas pessoas a respeito da Conferência das Nações Unidas
para o Desenvolvimento Sustentável (Rio+20), que será realizada de 13 a 22 de
junho no Rio de Janeiro.
“As pessoas deixaram de dizer apenas que gostam do que é natural. Elas querem
saber quais são as práticas por trás daquelas produções. Isso não acontece
apenas no Brasil. De forma global, os consumidores começam a se sentir parte
daquela cadeia”, acrescentou Cristiane.
A preocupação com essas questões é apontada na pesquisa como importante
motivador para as empresas. De acordo com o levantamento, realizado no início
deste ano, apenas entre os consumidores brasileiros 69% disseram que deixariam
de comprar algumas marcas se soubessem que a empresa não apresenta boas práticas
na cadeia de abastecimento.
Entre todos os entrevistados, quase 75% apontam o setor privado e o governo
como os maiores responsáveis pelo desenvolvimento sustentável no mundo. Para a
representante da UEBT, os empresários estão respondendo à expectativa. “Eles
estão vendo a sustentabilidade como um todo. Querem ganhar dinheiro com
biodiversidade e já compreendem que isso tem que ser feito de forma
sustentável”.
Essa preocupação motivou a organização a dar mais importância a mercados como
o Brasil, a Índia e o Peru que, além de serem mercados emergentes, detêm grande
parcela da biodiversidade mundial. “As grandes multinacionais e empresas,
principalmente do setor cosmético, que é mais mobilizado nesse tema, têm o
Brasil como laboratório. Têm interesse em estudar os ativos daqui”, explicou
Cristiane Moraes.
Fonte: Agência Brasil
Por: Carolina Gonçalves
quarta-feira, 16 de maio de 2012
Maioria dos consumidores brasileiros busca ingredientes naturais ao comprar cosméticos
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Um comentário:
Muito boa matéria! Eu também me preocupo muito com isso! Gostaria de saber se existe um site que mostre quais as indústrias do ramo de beleza (e outros ramos também) mais preocupadas com desenvolvimento sustentável. Ajudaria bastante nas nossas escolhas!
Parabéns pelo blog!
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