quinta-feira, 16 de julho de 2009

Pesquisador defende aproximação entre ciência e indústria
Luana Lourenço
Antonio Cruz/ABrManaus - O superintendente adjunto da Suframa, Elilde Menezes, o coodenador Manoel Malheiros Tourinho, da UFRA, e Fernando Galemberck, da Unicamp, durante palestra sobre a pesquisa científica e a indústria, na 61ª Reunião Anual da SBPC O professor Fernando Galembeck, do Instituto de Química da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), defendeu hoje (15) a aproximação entre ciência e indústria. “Não dá para pensar em pesquisa científica desvinculada do contexto”, afirmou Galembeck em debate durante a 61ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).

Segundo Galembek, que desenvolve pesquisas aplicadas para a indústria química, as universidades, as empresas e os governos perdem oportunidades por falta de parcerias e de estratégias para desenvolvimento e inovação.

O pesquisador acredita que o investimento em pesquisa aplicada deve ser prioridade nos planos de desenvolvimento de ciência e tecnologia. Para ele, a conexão entre instituições de pesquisa e a indústria poderia tornar o país mais competitivo e desenvolver áreas em que ainda há dependência de outros países, como fármacos, equipamentos para telecomunicações e tecnologias da informação.

“Existe a ideia de que a ciência não tem a aprender com as empresas, a ideia de que o fluxo é academia-atividade industrial. E não é bem assim. É um caminho de duas mãos”, argumentou. De acordo com o pesquisador, muitas vezes, boas ideias surgem de problemas práticos encontrados nas empresas, “e não na leitura de papers [artigos científicos]”.

Galembeck acredita que o Brasil pode liderar a “transição global para uma era do pós-petróleo”, mas ressalta que é necessário definir com clareza onde se quer investir conhecimento e recursos. “Muito dinheiro, discursos e boa-vontade não criam realidades sem bons planos e estratégias”, argumentou.

Manaus - Índios da etnia Tuyuka, de São Gabriel da Cachoeira, norte do Amazonas, participam da 61ª Reunião Anual da SBPC
Foto: Antonio Cruz/ABr
Fonte:Agência Brasil

Área de Preservação Ideológica!!!

Bem vindos a Área de Preservação Ideológica!
http://www.sitecurupira.com.br/