segunda-feira, 20 de julho de 2009

IX Encontro de Culturas Tradicionais Cultura popular, arte e preservação

O Encontro de Culturas Tradicionais da Chapada dos Veadeiros está em sua IX edição, e acontece na Vila de São Jorge de 18 de julho a 1 de agosto. Promovido pela Associação Comunitária da Vila de São Jorge (Asjor) e pela Casa de Cultura Cavaleiro de Jorge, tem sua existência ligada ao universo cultural do nordeste de Goiás e foi mobilizado pelo desejo de conhecê-lo, apoiar a visibilidade de saberes, modos de vida e cultura material dos povos da região. Em 2009 estarão presentes 12 estados brasileiros e dois países: Colômbia e México.
Os povos indígenas sempre estiveram presentes ao Encontro, em 2009 a terceira edição da Aldeia Indígena Multi-étnica reunirá os Avá Canoeiros (GO), Kaiapó (PA), Krahô (TO), Axanica (AC), Kamayura (MT), Dessana (AM), Ingaricó (RR), Yualapyti (MT), Fulni-o (PE), Kariri Xocó (AL), e Guarani (SP). Pelo terceiro ano consecutivo serão realizadas vivências, oficinas, rodas de prosa, exibição de filmes, programas de rádio, rituais e apresentações de canto e dança.
O evento desse ano terá a cultura tradicional de Goiás em destaque. Serão diversos grupos convidados: Congada de Catalão, Contradança de Santa Cruz, Congo de Niquelândia, os festeiros Kalungas de Cavalcante, Monte Alegre e Teresina de Goiás, a Folia do Divino de Formosa, Caçada da Rainha de Colinas do Sul e Catira de São João da Aliança. Nos dias 24, 25 e 26 de julho será realizado, em parceria com o projeto Goiás Festeiro, um fórum goiano de cultura tradicional. Nessa mesma data haverá o II Encontro de Capoeira Angola.
O IX Encontro faz o intercâmbio com várias regiões do Brasil, como aperitivo apresentamos do Paraná o Fandango do Pés de Ouro nos traz uma música da cultura caiçara com muita viola e a percussão de tamancos. Da zona da mata pernambucana vem o Maracatu Piaba de Ouro com seu baque solto, e do Recife, o Maracatu Leão Coroado com seu baque virado. Os esperados Zé Mulato e Cassiano, dupla tipicamente caipira e o grupo de Carimbó Os Quentes da Madrugada de Santarém Novo no Pará.
Muitas questões são transversais às Culturas populares e, para conversar sobre eles, temos as Rodas de Prosa. Esse ano elas se concentrarão em temas relacionados ao impacto das grandes obras de infra-estrutura em comunidades tradicionais, o patrimônio imaterial e o patrimônio genético, uso dos lagos formados por represas e a geração de renda pela pesca, ou a sua proibição. A regularização fundiária de terras quilombolas, e o lançamento de uma campanha contra a violência contra as mulheres no campo e na floresta. Estas Rodas serão norteadas por conversas sobre as experiências de grupos alvo das políticas públicas e terão o apoio do Ministério do Meio Ambiente e da Secretaria Especial de Políticas Públicas para Mulheres.
Muita expectativa para o lançamento do CD "Criunaná", criação da musicista e arte educadora Doroty Marques, das crianças do projeto Turma que Faz e artistas convidados. As músicas compõem a trilha sonora da opereta que será apresentada no Encontro desse ano. Sons do ambiente, vozes e percussão da água, e dos tambores, xilofones, kalimbas e o dedilhado das cordas das violas. O CD foi gravado no Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros e arredores, onde a música dialogou com o som das águas e do vento, do canto dos pássaros, das araras. Doroty convidou antigos garimpeiros e garimpeiras, captou som das picaretas no cristal, trazendo para essa música o modo de vida, o ambiente do cerrado, do trabalho no garimpo; a origem do povoado de São Jorge.
Outro produto será lançado durante o evento é o DVD "Cada terra tem um uso, cada roda tem um fuso", documentário de Neto Borges traz a história construída pelas edições anteriores dos Encontros de Cultura Tradicional da Chapada dos Veadeiros.
A Vila de São Jorge, no coração do cerrado, se prepara para receber os mantenedores de nossas raízes e os turistas de todo o Brasil. Um mosaico de celebrações e vivências de música e dança de grupos tradicionais, da região da Chapada dos Veadeiros e de todo o país.
Informações e assessoria de imprensa do Encontro:
João Luiz Prestes Rabelo

Zabé da Loca

Roda de Prosa Cosmovisões

Sonhos Verdes Opereta Popular


Público no Encontro

Oficina Congo Niquelândia

Nanda Kumaran

Oficina de Capoeira Angola

kalunga Coroação do Imperador

Kaiapó

Fanta Konatê

Caixeiras do Divino

Coco de Zambe

Caçada da Rainha

A Barca
Fotos: CAMILA PINHEIRO e MARCELO SCARANARI


IX Encontro de Culturas Tradicionais da Chapada dos Veadeiros
Programação


24/07 – sexta-feira
16hCorrida de toras nas ruas da vila
Etnia Krahô 19hCortejo indígena pela Vila de São Jorge
Encontro com os violeiros próximo ao palco20hApresentação de cantos e danças
Enias indígenas no palco22hRitual de passagem do IX Encontro de Culturas Tradicionais da Chapada dos Veadeiros aos moradores da Vila de São Jorge

25/07 – sábado
14hImpério Kalunga – Preparação aberta ao público
Local: Casa Cavaleiro de Jorge14hFolia do Divino de Formosa
Alvorar Folia16hGiro da Folia
Visita às casas da Vila São Jorge16hCortejo
Com a participação de todos os grupos18hComunidade Kalunga - Levantamento do Mastro do Divino
Local: Igreja de São Jorge18hVIII Festival Internacional de Piada
Local: Bar do seu Claro
19hMostra de Cinema Brasil Candango (Película)
20hImpério – Sítio da Comunidade Kalunga
Local: Igreja de São Jorge
21hKalunga - Curraleira e Sussa | Folia de Crixás | Vilão de Catalão
Local: Palco
23hZé Mulato e Cassiano
Local: Palco

26/07 - domingo
20hEspetáculo História de Goiás no Picadeiro
Circo Lahetô
21hVioleiros de Alto Paraíso | Catira de São João D’Aliança | Caçada da Rainha e Folia de Colinas do Sul - Local: Palco

27/07 – segunda -feira
20hAula Espetáculo com Altair Barbosa e Sons do Cerrado (GO)
Local: Palco
20hRabeca e Viola (TO)
Local: Palco

28/07 – terça-feira
20hCaixeiras do Divino (MA) | Tambor de Gambá (AM) | Tambor de Crioula (MA) - Local: Palco

29/07 – quarta-feira
20hDércio Marques (MG)
Local: Palco
21hMamour BA (Senegal)
Local: Palco

30/07 – quinta-feira
14hLançamento do Livro “Entre Cimos Nublados Uma Solidão Selvagem – uma corografia contemporânea da Chapada dos Veadeiros”, de Luiz Lima
20hLançamento do CD Criunaná – Projeto Turma que Faz - Apresentação da Opereta Criunaná com Doroty Marques, alunos do Projeto Turma que Faz e convidados

31/07 – sexta-feira
20hPé de Cerrado (DF) | Boi de Ribamar (MA)
Local: Palco

01/08 – sábado
16hCongo de Niquelândia
Local: Palco
20hMaracatu Leão Coroado (PE) | Maracatu Piaba de Ouro (PE) | Naná Vasconcelos (PE) - Local: Palco
Fonte: Agência Cavaleiro de Jorge

Área de Preservação Ideológica!!!

Bem vindos a Área de Preservação Ideológica!
http://www.sitecurupira.com.br/