terça-feira, 7 de julho de 2009

abreolhos encontro de fotógrafos Olhos D'Água-GO
de uma sugestão de minha companheira dinda e debatida a algum tempo atrás na cidade de goiás entre o fotógrafo goianiense antônio pugás, eu e alguns amigos, posteriormente enriquecida por contribuições e idéias dos fotógrafos maylena gonçalves, ademir silva e kim-ir-sem, surgiram as bases de um encontro de fotógrafos em olhos d´água-go, com o propósito de promover debates sobre os novos rumos da fotografia e suas relações com a vida, diante de uma transição traumática e, para alguns, ainda tão confusa. encontro que aconteceu no último dia 07/06/09, na pousada “passando bem”, com o apoio do professor armando e da jamile, proprietários do local.
desse debate, ainda informal chamado de fotoencontro e que teve a participação dos fotógrafos abaixo, saíram as bases para um próximo evento, maior, já em nível regional, ou nacional, em data a ser definida, possìvelmente em setembro próximo.
a seguir, os pontos e questões discutidos, bem como as conclusões e idéias novas:

-A transição
sabemos que a fotografia, desde seu surgimento, lá pelos anos 30, do século 19(?), teve sua história permeada por vários períodos de transição, desde a controversa passagem sobre os louros e créditos de sua invenção oficial, passando pela descoberta do negativo, que veio permitir a reprodutibilidade, o advento da cor, a fase industrial e sua popularização, e, agora a digitalização e a massificação definitiva, modificando hábitos e permitindo seu uso em todos os níveis, desde o mais simples registro pessoal até as viagens espaciais. foram colocadas no bojo das questões sobre transição as mudanças nas relações técnicas, filosóficas e práticas. ficou evidenciado que a transição para a era da digitalização é fato consumado. mas ainda existem algumas dúvidas pontuais, como autoria, direitos de uso de imagem, direitos do autor, uso da internet..., assuntos de sobra para encontros futuros.

-O nome e a data
como sugiram outras sugestões de nomes para um próximo encontro, foram colocados em votação: “em foco”, “abre olhos” e “fotoencontro”. por maioria simples de um voto, venceu “abre olhos”, sugestão do andré dusek, e que está previsto para acontecer nos dias 05e06/09/2009 no mesmo local.

-A programação
está previsto, inicialmente um dia inteiro de intensa e variada programação simultânea:
.mesas redondas com temas variados(arte/tecnologia/teoria/ensino...)
.projeções e slide-shows abertos
.exposições coletivas e individuais
.leitura e avaliação de portifólio
.consultoria sobre equipamentos, programas e técnicas avançadas de digitalização
.consultoria sobre internet
.mini work-shopps
.outros assuntos a serem sugeridos
Veja mais sobre fotografia!

A parte de cada um
Por: Luiz Cavalcanti

Certo dia fui convidado a participar de uma reunião que agregaria grandes nomes da fotografia publicitária e do fotojornalismo nacional. Por ser amante da fotografia, achei oportuno estar presente. Um tema interessante, grandes nomes da fotografia e, certamente, uma oportunidade para aprender um pouco mais sobre essa minha paixão.
No início da reunião, um dos participantes discorreu sobre os motivos daquele encontro. Um, em especial, chamou minha atenção: além do tema principal, que acho oportuno não citar, declarou sua preocupação sobre o pouco que os fotógrafos profissionais têm feito para amenizar o “aquecimento global” e a preservação do meio ambiente. Veja a integra!

Um comentário:

silas siqueira disse...

queria agradecer o importante e pertinente artigo do luiz cavalcante. gostaria que outros fotógrafos fizessem ccomentários e sugestões para o próximo encontro.

Área de Preservação Ideológica!!!

Bem vindos a Área de Preservação Ideológica!
http://www.sitecurupira.com.br/