sábado, 4 de julho de 2009

Lançado cadastro de empregos adaptado às necessidades de pessoas com deficiência
Daniel Mello
Repórter da Agência Brasil

São Paulo - Para facilitar a inserção de pessoas com deficiência física no mercado de trabalho, foi lançado hoje (29) o Sistema Integrado de Vagas e Currículos, uma página de empregos na internet adaptada às necessidades dessa parcela da população. O projeto é uma iniciativa do Sindicato das Empresas de Limpeza Urbana do Estado de São Paulo (Selur), viabilizado pela Rede Saci (Solidariedade, Apoio, Comunicação e Informação), e pode ser acessado no endereço www.selursocial.org.br.

A página oferece leitor de textos para deficientes visuais, e foi pensada para facilitar ao máximo o entendimento e a busca de informações. “Os sites hoje não levam em conta questões básicas de informação que vão desde a linguagem até a forma de navegação”, afirmou a supervisora de comunicação da Rede Saci, Ana Maria Barbosa.

Segundo ela, um dos pontos fortes da nova plataforma é uma forma diferenciada de tratar erros cometidos no preenchimento dos formulários. “A pessoa, enxergando ou não, com dificuldade motora ou qualquer outra, vai saber o que ela errou, onde está o erro e vai ter um link direto para o espaço que tem que ser corrigido.”

Para Thiago Costa, 22 anos, o sistema é de fácil utilização. “Eu me cadastro em vários sites e esse até hoje foi para mim o mais fácil.”

Costa é tetraplégico e contou que "há algum tempo" procura emprego na área de edição de imagens, no entanto, ainda não encontrou uma vaga compatível com suas necessidades. “A dificuldade é mais de locomoção e adaptação. Adaptação de local para trabalho, de cadeira e até mesmo de como usar o computador no trabalho.”

De acordo com o Censo de 2000 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 24,5 milhões de pessoas, ou 14,5% da população brasileira, têm algum tipo de deficiência.

Edição: Juliana Andrade

Área de Preservação Ideológica!!!

Bem vindos a Área de Preservação Ideológica!
http://www.sitecurupira.com.br/