domingo, 22 de novembro de 2009

Nossa escola tem História
Escola estadual do Pacaembu – Valparaíso GO.
Escola do Pacaembu em Valparaíso de Goiás promove oficina de arte em Mandala inistrada pelo artista plástico Marco Aurélio, para os alunos do Ensino Fundamental e Médio, do turno da noite.


Por que Mandala?
Nada melhor para despertar o interesse dos alunos sobre qualquer atividade, é o diferente ou novo, e a mandala embora seja uma forma de arte muito antiga, é nova para eles e diferente do que eles conhecem em termos de práticas artísticas, levando tudo em consideração as dificuldades para realizar a oficina, o Mestre Marco Aurélio, resolveu o problema do suporte ou seja da superfície, com Lps Discos mesmo, de vinil, antigos, aranhados, que não tocam mais, que os alunos trouxeram de casa (tive a curiosidade de ver, e Bezerra da Silva era agrade maioria, sinal que tocou de mais!), feito isso em menos de 3 horas o desafio da superfície branca estava definitivamente rompida, e surgiram trabalhos surpreendentes, mostrando o potencial da galera, depois de ver a exposição das belas mandas do artista plástico Marco Aurélio que gentilmente se dispôs a dividir seu conhecimento com os alunos de forma descontraída e interativa produziu o resultado que se pode ver.


E ViVa o saber e aprender!!!














































































































A Mandala - História e significado

História:
De origem Hindu, este termo tem sido utilizado em diversas interpretações e religiões:
Termo: Mandala
Traduzindo do Sânscrito, significa: मंड "essência” + ल "ter" ou "conter".
Também pode ser traduzida como círculo ou circunferência, totalidade, plenitude, derivando do termo tibetano “dkyil khor”.

O que faz a Mandala?
Para os comuns mortais, e independentemente de todas as interpretações espirituais e religiosas, a Mandala é um elemento decorativo atraente. Tem propriedades relaxantes. Admirar uma Mandala poderá ser um auxiliar à serenidade.
Considerando todos os princípios de todas as interpretações e condensando-os de uma forma isenta, é inegavelmente um objecto com energia positiva, como que um amuleto ou talismã. Tem, em todas as culturas, uma mística forte associada a eventos positivos e nobres, de elevação espiritual.

Pacaembu – Valparaíso GO
comunidade pequena, situada na região suburbana de um município, com muitos problemas em todas as áreas, para situar a escola no contextos geográfico, fotografamos em sua volta do ponto de vista da escola 360° para dar uma noção panorâmica do contexto da comunidade onde se passa e se faz a História da Escola estadual do Pacaembu – Valparaíso GO.



















































Projeto Minha escola tem Historia
Roteiro de Desenvolvimento
Etapa I
Sensibilização
O que sabemos?
O que queremos saber?
Ações/Produto

Etapa II
Síntese
Produção de história de vida do aluno a partir de uma foto ou objeto significativo.
a) Professor faz a sensibilização com os alunos monitores.
b) Aluno produz e revisa a história da foto ou do objeto
c) Publicação : Blog do projeto
Produção de história pelos alunos.
a) Alunos filmam o momento ou tiram fotos, gravam, desenham, enfim, fazem um registro da atividade do grupo da classe;
b) Alunos da classe – Salvam as histórias em pastas próprias no computador do laboratório.
Registro do processo
a) alunos registram as etapas do projeto desenvolvidas na escola.
b) Salvam no computador da escola todo o material
Etapa III
História da Comunidade: Entrevista e Produto Final
Síntese
Produção de história de vida de pessoas da Comunidade que passaram pela escola:

a) Professor faz a sensibilização da entrevista com os alunos.
b) Professor ou aluno convidam a pessoa a ser entrevistada para ir até o ambiente escolar e recolhem as informações e registram o momento para posteriormente postar no blog.
c) Alunos elaboram as perguntas da entrevista, prepara o material e ambiente necessários;

Veja também a oficina de DST e AIDS do projeto minha escola tem história.

31 comentários:

Unknown disse...

isso foi maravilhoso e principalmemte lindo

Lanna Ticyana disse...

Obrigado por estar ocupando um pedacinho do seu site com informações sobre nossa escola.Nesse dia foi muito bom nos alunods aprendemos mais um pouco sobre o que são mandalas.Aluna lanna ticyana Colégio estadual pacaembu

Sitecurupira disse...

Poder compartilhar com está turma de momentos tão produtivos e alegres é um imenso prazer para o Sitecurupira.
parabéns a todos os alunos, vocês são nota 1001

Anônimo disse...

Parabéns a todos os alunos, professores e toda equipe que apóia estes projetos que tanto enriquecem o cotidiano de nossa escola! Tudo muito lindo!!! Vcs são sensacionais.Profª: Selma Castro.

Anônimo disse...

Parabéns a todos os idealizadores desse projeto maravilho, e que bom que existe um blog que nem o www.sitecurupira.blogspot.com, para divulgar esse belíssimo trabalho, parabéns a todos.
João Leite Brasília DF

Anônimo disse...

Muito bom esse trabalho que foi feito no Pacaembu em Val paraíso, trabalhos assim deve ser sempre divulgado, sou educadora aqui em Angra dos Reis RJ. Gostei muito dessa idéia de oficinas fora da sala de aula, gostei muito de navegar o Sitecurupira e 10, irei divulgar esse trabalho maravilho aqui em Angra, conte comigo.
Sônia Franco Adnet.
Angra dos Reis RJ

Anônimo disse...

A arte tem que ser levada para a escola, projetos como esse “minha escola tem historia “tem que ser feito por todo o Brasil, quando se acrescenta a arte na vida das pessoas o mundo fica mais colorido. Parabéns a todos, vou fica de olho aqui para saber novidades , muito bom site e blog curupira.VIVA A ARTE .
Obs: Posso ter noticias através do e-mail fale conosco do Sitecurupira, se tiver ok vou estabelecer contatos.
Tadeu Velasco Cabral.
Córdoba Argentina

Anônimo disse...

Sitecurupira que maravilha vocês ajudarem uma escola dessas a mostra sua arte.Muito bom parabéns a todos.
Emamuel Canela Rs

Anônimo disse...

Lo bueno es que la escuela que lleva el arte a sus alumnos, me siento muy feliz de escuchar la Brasil.Parbéns buenas noticias Sitecurupira
Suzanne Azarro España

Anônimo disse...

Parabéns a todos os alunos, professores e toda equipe que apóia estes projetos, de inclusão da arte nas comunidades.Valeu pela divulgação Curupira
Joana Avalie.
Recife PE

Anônimo disse...

An artist sometimes finds himself in the classroom or outside dela.Queria say that I feel joy to know that this art in the world, and with this changed world, no longer able to be colorful and cheerful.
Do not change your blog to English because I think we are the foreigners who have to try to understand their language and much lindo.Traduzir on Google and easy to respect your language much like the Sitecurupiraa and blog.Coloque in English to know that 'm sorry
Boston USA
Michael Klenyam

Anônimo disse...

Que projeto legal, adorei as mandalas dos alunos.Vai ser feita uma exposição? se tiver faça uma postagem,adorei descobrir o blog e sitecurupira.

Nazaré Belém do Pará

Anônimo disse...

Bonjour à tous du Brésil, comme mon ami américain Michael Klenyam, je pense que nous avons à parler la langue de nos parents parce que nous sommes étrangers et nous n'avons pas à le respecter et ne pas parler seulement l'anglais, parce que nous sommes des étrangers, des félicitations Sitecurupira à vous tous de garder la source de la langue portugaise une Félicitations, beau. Le projet a mon école et glorieuse histoire, la culture et l'art dans Swflash.ocx là, suivre les nouvelles du blog, et hug Sitecurupira.Forte pour vous ou vous penamidia.
Hugs Dieudonné Lefèvre

Anônimo disse...

Arte e educação e tudo que o mundo precisa, para ter pessoas de mentes aberta, uma vez uma mente aberta nunca mais se fecha, parabéns a todos os envolvidos nesse belo projeto.Parabéns.Samara Nobre e Silva
São Paulo SP

Anônimo disse...

O que faz uma escola ser original, e projetos legais que nem esse que leva para escola arte e cultura.Oficinas de prevenção de doenças , isso sim e um belo projeto parabéns.
Jamille Costa Alves.
Uruguaiana RS

Anônimo disse...

Muito legal esse projeto minha escola tem história,gotei muito das postagens.Parabéns.
Maria Isabel
Belém do Pará

Anônimo disse...

Se tivesse projetos assim em todas as escolas do Brasil seria muito bom.Parabéns pela iniciativa.
Josefa Queiroz
Catrimani RORAIMA

Anônimo disse...

Muy bien navegar por el blog y sitecurupira, y un sitio de agua y gritando y tranquilo, con mucha cultura para ver y escuchar, el diseño adorei.O y maravilloso, felicitaciones.
Ramón Herez
Madrid España

Anônimo disse...

Liked muio of postage, my school has history, art and very good part sciedade.Parbéns ire disclose sitecurupira and blog.
Hugs Anne Merfred
Brisbane Australia

Anônimo disse...

Viva el Pacaembu para el arte muestra este proyecto a través de mi escuela me maravilla história.Parabéns todos.
Juan Cornehvevz
Mar del Plata Argentina

Anônimo disse...

Arte na escola e uma forma de mostra para os aulos e cominidade que o mundo e mais colorido.Parabéns
Alagoas
Jandira Torres

Anônimo disse...

Muito bom as oficinas de DST e Aids e a de arte.Fico muito feliz de saber que no Pacaembu,uma cidade que eu conheço esta se desenvolvendo pela cultura e arte.
Clara Rhitti
Blumenau SC

Anônimo disse...

A cada dia me surpreendo mais com nossos alunos...o otrabalho de vocês ficarm lindos. Obrigada a você Marco Aurélio por proporcionar aos nossos alunos esse momento de aprendizagem deixando a criatividade ir além. Obrigada ao sitecurupira por divilgar história da nossa escola. Obrigada também à todos que colaboraram de alguma forma para esse projeto acontecer. Fico muito feliz que pessoas do mundo inteiro conheceram nosso trabalho e estão maravilhados!!
Escola Estadual Pacaembú nossa escola está sendo parabenizada pelo mundo todo!!!!
Ass: Profª Leidiane Leles

Anônimo disse...

Mandalas hermoso que aulos hecho, felicitaciones a todos los involucrados en este hermoso proyecto.

Esperanza Banharês
España

Anônimo disse...

Qué maravilla para contemplar el arte, tome la Ecolas mostrar a los estudiantes que son capaces de hacer un arte hermoso.
Raúl FAHZ
Morelia, México

Anônimo disse...

You will have exposure, if you would like to see the photos I loved my school project has history, to translate everything on Google, I loved the text of Sitecurupira, sessions are really cool, congratulations penamidia
Dick Hostws
San FranciscoUnited States

Anônimo disse...

Very nice, my school project has enjoyed much I loved sitecurupira, congratulations.
Bell Santysd
New York United States

Anônimo disse...

Il aulunos questa scuola sono molto speciali, tradotto l'arte nella loro pinturas.Muito meraviglia che projeto,tutti.
Gianni Calonizi.
Venezia Italia

Sitecurupira disse...

Nós do Sitecurupira estamos imensamente felizes pela grande oportunidade que nos foi oferecida pela escola estadual do Pacaembu, especialmente á professora Leidiane Leles, que nos proporcionou está incrível experiência de participar do projeto Minha Escola tem História, que nos surpreendeu com os resultados obtidos até agora, pois ainda temos outras atividades a serem publicadas fiquem atentos que ainda vem coisa boa por ai!
Agradecemos imensamente todos os que deixaram seus comentários, que fez muito bem a estima dos alunos, pois os fizeram acreditar que sim é possível mudar a realidade através da arte e da cultura, e por esta razão vamos criar uma seção, Minha Escola tem História, para darmos continuidade a este trabalho, e pedimos a todos que queiram colaborar com o Sitecurupira, seja nesta seção ou em outra qualquer que nos envie seu material, teremos imenso prazer e publicar, afinal o Sitecurupira é uma Área de Preservação Ideológica uma ING (Individuo não governamental), então este é o espaço apropriado para que todas as boas idéias sejam divididas com todos.
Forte abraço: Peninha
Para contato e-mail: penamidia@penamidia.com.br
WWW.sitecurupira.com.br
O site que celebra a vida.

Lanna Ticyana disse...

Esses eventos foram maravilhosos ,principalmente de artes que promoveu muita e alegria alias ,muita sujeira....agradeço ao site por divulgar fotos dos eventos da nossa querida Escola!!!!

Ana Lucia

Anônimo disse...

Adoro os eventos do Colegio estadual pacaembu,sao de grande aproveitamento,e adquirem bons aproveitamentos....Sou professora do Cepac e me orgulho dos trabalhos feitos...Parabens alunos do cepac,vcs mas do que ninguem merecem esses sinceros agradecimentos.Valeu
Prof. Samara Graciele.d.s.c

Área de Preservação Ideológica!!!

Bem vindos a Área de Preservação Ideológica!
http://www.sitecurupira.com.br/