O Dia Nacional da Consciência Negra será celebrado em várias cidades brasileiras durante todo o mês de novembro
O Seminário A Pequena África e seus Personagens, no próximo dia 5, no Rio de Janeiro, abre a Agenda 20, da Fundação Cultural Palmares, que durante todo o mês de novembro terá atividades culturais comemorativas ao Dia da Consciência Negra, em 20 de novembro. Ao todo serão 20 manifestações culturais em 12 cidades brasileiras - 15 selecionados pelo Edital Nacional de Idéias Criativas e cinco concebidos pela Fundação especialmente para esse mês.
Entre as atividades seminários, lançamento de livros, cinema, música, dança, culinária, contadores de histórias e várias outras performances. Os eventos acontecem até o dia 30.
Na Bahia as comemorações começam no dia 19, com a abertura da Exposição O Benin está vivo ainda lá, que integra a Semana do Benin na Bahia, até o dia 22. Em Alagoas, na Serra da Barriga, em União dos Palmares, o Dia Nacional da Consciência Negra terá a participação das Mulheres de Axé - representantes de templos de matriz africana que se destacam em todo o país por sua atuação na preservação e divulgação da religião. Elas farão, ao raiar do dia, a cerimônia de Iségún Káwójuba, em reverência aos ancestrais africanos. Além disso cerca de 120 lideranças das comunidades quilombolas do estado estarão reunidas no auditório da Prefeitura Municipal de União.
Confira a programação de sua cidade
Veja mais sobre este assunto!
quarta-feira, 11 de novembro de 2009
Marcadores:
África,
africanos,
Axé,
Casa de Cultura,
cinema,
Consciência Negra,
contadores de histórias,
culinária,
dança,
Iségún Káwójuba,
livros,
música,
Palmares,
Serra da Barriga
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário