domingo, 8 de novembro de 2009

Ritual da Imagem, Arte Asurini do Xingu exibida em Belo Horizonte/MG
O Museu do Índio (RJ), da Fundação Nacional do Índio, inaugura a exposição “Ritual da Imagem – Arte Asurini do Xingu” no próximo dia 5, às 19 horas, no Museu de Artes e Ofícios – MAO/ Instituto Cultural Flávio Gutierrez em Belo Horizonte. Durante o período da mostra, haverá venda de objetos. A renda obtida reverterá para a Associação Asurini Awaeté.

O evento, por meio da comercialização, pretende valorizar os modos de fazer tradicionais da cerâmica e do grafismo Asurini, promovendo a transmissão dos saberes entre as gerações. O objetivo é mostrar a arte indígena não apenas como uma mercadoria, mas como um bem cultural, que traz o modo de viver de um povo - um patrimônio a ser preservado.
Hoje, o grupo Asurini soma, aproximadamente, 150 pessoas, falantes da língua Asurini, da família lingüística Tupi-guarani, e a sua aldeia se localiza a poucas horas da cidade de Altamira, no Estado do Pará. Na sua economia atual, comercializam a produção de objetos da cultura material, dentre eles, as peças da arte cerâmica que os distinguem fortemente dos outros povos indígenas brasileiros por sua elaborada decoração com desenhos geométricos e acabamento em verniz vegetal.


SERVIÇO
Inauguração: 05/11/2009, às 19h.Praça da Estação s/nº Centro – Belo Horizonte – MGTel: (31) 3248-8600Período: de 6 a 29 de novembro de 2009Horário de visitação: de terça a sexta-feira, das 12 às 19h;às quartas, das 12 às 21h;sábados, domingos e feriados, das 11 às 17h.Contato: RJ - (21) 3214-8705BH - (31) 3248-8600

Nenhum comentário:

Lixo eletrônico

Loading...

Área de Preservação Ideológica!!!

Bem vindos a Área de Preservação Ideológica!
http://www.sitecurupira.com.br/