A Guardiões da Amazônia é uma campanha que marca a nova fase de revisão dos procedimentos e adoção de instrumentos legais mais rigorosos na fiscalização ambiental, freiando o aumento do desmatamento ilegal na Amazônia.
Nas operações Guardiões da Amazônia, a fiscalização atua desde a origem da madeira aos centros consumidores. Os fiscais vão aos polígonos de desmatamento, checam planos de manejo, inspecionam madeireiras, montam barreiras em estradas e rios para flagrar o transporte irregular, monitoram portos para evitar a exportação ilegal, visitam também siderúrgicas e grandes distribuidores de madeira nas capitais.
O consumidor de madeira também tem responsabilidades
Ao comprar madeira bruta ou processada, exija a emissão do Documento de Origem Florestal -DOF, necessário para o transporte de madeira. Assim, você evita que empresas mal intencionadas fiquem com um “saldo” fictício de madeira legal e tentem, dessa forma, acobertar uma possível fraude.
Para ter certeza de que a madeira a ser adquirida tem origem legal, todo consumidor deve seguir os seguintes passos:1. Verifique a regularidade da empresa no Cadastro Técnico Federal (CTF);2. Exija a Nota Fiscal, pois ela limita a possibilidade do comerciante criar “falsos estoques”;3. Exija o DOF, o documento legal de origem florestal.
Ajude a cuidar do que o Brasil tem de mais valioso. Seja você também um Guardião da Amazônia.
Cantor Arnaldo Antunes na abertura da Campanha Guardiões da Amazônia
Saulo Laranjeira na abertura da Campanha Guardiões da Amazônia
grupo Sons do Cerrado na abertura da Campanha Guardiões da Amazônia
Foto: Hermínio Lacerda de Lima
Nenhum comentário:
Postar um comentário