sábado, 23 de junho de 2012

MinC lança prêmio Culturas Indígenas

Lançamento ocorre dentro da programação da Cultura na Rio+2o
Foto: Luciana Avellar
Rio de Janeiro – A Secretária da Cidadania e da Diversidade Cultural do Ministério da Cultura (SCDC/MinC), Márcia Rollemberg, lançou hoje (21), no Galpão da Cidadania, a 4ª edição do Prêmio Culturas Indígenas. A cerimônia faz parte da programação do Seminário de Culturas Indígenas iniciado ontem.

Para a secretária, o prêmio é uma forma de “garantir o direito de expressão cultural” e levar a cultura indígena aos demais segmentos da sociedade. “É um reconhecimento em relação às atividades que fortalecem a identidade cultural dos povos indígenas, uma forma de dar visibilidade às etnias indígenas”.
Segundo Márcia Rollemberg, outro dado importante é o fato de que a Lei Rouanet está sendo aplicada para valorizar a cultura indígena. “Com o patrocínio da Petrobrás, está se usando os recursos da renúncia fiscal para fortalecer a identidade cultural dos povos indígenas”.
O prêmio foi criado pelo MinC a partir de uma proposta do colegiado setorial das Culturas Indígenas junto ao Conselho Nacional de Política Cultural (CNPC). O objetivo da premiação é fortalecer as expressões culturais e a identidade dos povos indígenas em todo o país.
A cada edição é homenageada uma liderança. Raoni Metuktire, da etnia Caiapó, líder que tem se destacado por sua luta em defesa dos direitos e dos modos de vida indígenas e pela preservação das florestas e rios da Amazônia, é o homenageado desta edição do prêmio.
Texto: Ascom/MinC
Comente e passe pra frente!

Nenhum comentário:

Lixo eletrônico

Loading...

Área de Preservação Ideológica!!!

Bem vindos a Área de Preservação Ideológica!
http://www.sitecurupira.com.br/