sábado, 21 de abril de 2012

Memorial apresenta exposição de costumes e histórias indígenas

 
 

Para celebrar o Dia do Índio comemorado em 19 de abril, o Memorial dos Povos Indígenas apresenta a exposição “Mundo em Movimento: saberes tradicionais e novas tecnologias”. A exibição mostra o universo indígena do Brasil e sua produção artística e cultural, além de uma ampla coletânea de registros audiovisuais.
Todo o acervo da exposição é resultado de projetos realizados com a participação de indígenas das 55 etnias documentadas. O visitante tem acesso a objetos, textos, fotos, vídeos, músicas e falas que revelam de forma lúdica, saberes e rituais.
Para o presidente da Fundação Cultural Palmares (FCP), Eloi Ferreira de Araujo, por meio da mostra é possível conhecer a contribuição dos povos indígenas para a nossa cultura. “ Eles têm um sentido maior de brasilidade e nacionalidade e, assim como a população negra, precisam de reconhecimento”, destaca.
Segundo a representante da Comunidade Indígena no conselho Curador da Fundação Cultural Palmares (FCP), Maria Helena Azumezuhero, exposições como essas são importantes para relembrar à sociedade a dimensão da cultura indígena. “Eventos como esse demonstram que sempre podemos resgatar o valor da cultura indígena e sua contribuição para a formação do Brasil”, afirma.
Novas tecnologias – A curadoria da mostra é feita pelo diretor do Museu do Índio, José Carlos Levinho. A instituição coordena desde 2009 um projeto de documentação de hábitos e manifestações culturais indígenas, que também capacita pessoas dessas populações para usar novas tecnologias. “Não é uma exposição sobre os índios, mas feita com os índios, com participação direta e engajamento”, destaca Levinho.
A exposição é uma realização da Secretaria de Cultura do Distrito Federal, da Fundação Nacional do Índio (Funai) e do Museu do Índio, em parceria com a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), a Fundação Banco do Brasil e a Eletrobras.
A exposição fica no Memorial dos Povos Indígenas até abril de 2013.
Serviço
Exposição Mundo em Movimento: saberes tradicionais e novas tecnologiasDe terça a sexta-feira, das 9 às 18 horas. Sábados, domingos e feriados, das 10 às 18 horas
Local: Memorial dos Povos Indígenas – Eixo Monumental Oeste, Praça do Buriti- Brasília/DF
Entrada franca
Classificação: livre
Fonte: Fonte: Agência Brasília
Por Drielly Jardim

Um comentário:

Reflexos Espelhando Espalhando Amig disse...

Vim agradecer a visita e por estar nos seguindo.E observo com desalaneto que blogs bons como o seu
tem poucos mentarios,
enquanto blogs que falam do quase nada,
falam de sexo ou de assuntos que não somem em quase nada
tem 50 comentarios.
Creia , lamento porque os meus espaços que são de poesia
tambem estão na mesma linha que o seu...
Voltarei para observar e absorver o excelente conteudo daqui.
Bjns

Área de Preservação Ideológica!!!

Bem vindos a Área de Preservação Ideológica!
http://www.sitecurupira.com.br/