terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Jabuti-Bumbá
Folguedo Popular do ACRE

O Jabuti-Bumbá Marupiara é um folguedo que surgiu a partir de 2005, num encontro de culturas populares, a inspiração veio daquela efervescência da diversidade cultural uma verdadeira colcha de retalhos que forma a cultura popular brasileira dai nasce um folguedo popular, criado para traduzir, através da arte, uma reflexão sobre a questão da preservação da Floresta Amazônica, trazendo o jabuti, como símbolo de resistência da devastação da floresta para a criação dos grandes pastos de boi.

Jabuti-Bumbá
É um espetáculo de rua, que se brinca em cortejo ou em circular, com o Jabuti Marupiara* ( que é um boneco Gigante) e dois jabutis menores, o Tinga e o Tinguinha (estilo burrinha) . Participam, no mínimo, 10 brincantes,. vestindo chitas* e enfeitados de fitas coloridas, colares de

sementes, cuias e coroas...





Este material teve como fonte, a pesquisadora de folguedos Ísis Farias que faz parte do Jabuti-Bumbá e da família Farias. que encontra-se em Lisboa, fazendo mestrado em artes visuais.
Comente!
Veja mais!

12 comentários:

Anônimo disse...

Viva a cultura brasileira, esse e uma grande presente a ela ,projetos assim tem que ser cuidado muito bem pois ele da frutos de arte e cultura para crianças e jovens.Parabéns adorei
Sônia Martelli
São Paulo

Anônimo disse...

Sinto orgulho de ser brasileiro quando vejo cultura e arte em nosso pais ,arte e cultura e isso que o Brasil precisa e que bom que existe o Jabuti-Bumbá Marupiara que celebra e fortalece a cultura popular do Brasil.
José Amaral Cruz
Uruguaiana RS

Anônimo disse...

Jabuti-Bumbá ,parabéns por fazer esse espetáculo maravilhoso,de preservação da natureza e da arte e cultura popular.Parabéns
Cláudia Ferreira da Silva

Anônimo disse...

Muito melhor um jabuti do que bois para destruir nossa floresta, pastos que destrói tudo .Adorei parabéns a todos e em especial ao Sitecurupira por trazer cultura arte e meio ambiente para nós.
Armando Gullar
Rio de Janeiro

Anônimo disse...

Arte e cultura viva em nosso pais,um Jabuti-Bumbá que não e boi e que preserva a natureza e tem arte e cultura viva em seus casco,parabéns que a arte e a cultura do Brasil seja viva como a roupa de chita colorida do Jabuti-Bumbá.Parabéns
Mônica Jordão
Santo André SP

Anônimo disse...

De um jeito brincante e colorido arte e cultura e meio ambiente se faz presente com Jabuti-Bumbá ,parabéns pela iniciativa e pela perseverança com a cultura do Brasil.
Luiz Tristão Cunha
Vila Mariana São Paulo

Anônimo disse...

Vi o Jabuti-Bumbá na Funarte, é realmente de encantar, um folguedo forte na defesa da Amazônia.A cultura popular ganha com essa iniciativa da família Farias, do Acre, terra de Chico Mendes e Marina Silva. Parabéns ao site pela matéria.

Márcia Boaventura
BSB

Anônimo disse...

Viva o Jabuti-bumbá!

Anônimo disse...

Bumba tortuga no sabía que hay un grupo tan maravilloso como este en Brasil, felicitó por participar en preservção el medio ambiente y la cultura brasileña y el arte y la maravilla y que riquisima en detalle. Y felicitaciones a la curupira sitio de blogs para la liberación de este maravilloso trabajo.
Consuelo del Sohna
Bueno Aires

Anônimo disse...

Marvel Jabuti Bumba, much better than oxen to pollute our planet already and so polluted, I really liked the idea that there is the environmental spectacle Jabuti Bumba, congratulations by force and deteminação to do a project that so magnificent, I loved session Sitecurupira, oh and congratulations to Sitecurupira to disclose the cultural wonders of Brazil and to respect the Portuguese language.
Kenrick Walker
Oxford England

Anônimo disse...

Parabéns Jabuti-Bumbá por fazer um espetaculo tão maravilho e colorido adorei um grande xero a todos.
Maria Alice Vieira Barganha
João Pessoa Paraíba

Anônimo disse...

Esse jabuti-bumbá é mara,vi durante o Encontro Nacional de Folguedos em Teresina-PI, é de arrepiar, quem tem coração e comprometimento com a mãe Gaya fica muito gratificado quando ver uma manifestação da cultura popular como é o Jabuti-bumbá do Acre.Parabéns ao sitecurupira por divulgar tão importante folguedo da cultura brasileira e amazônica.
Danila Costa
Piauí.

Lixo eletrônico

Loading...

Área de Preservação Ideológica!!!

Bem vindos a Área de Preservação Ideológica!
http://www.sitecurupira.com.br/