sábado, 7 de novembro de 2009

Projeto Nossa Escola Tem História

descrição
O projeto Nossa Escola tem História, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação da Cidade de São Paulo, se propõe a reconhecer alunos, educadores e pessoas da comunidade como protagonistas de sua história, tendo como objetivo o fortalecimento da identidade do grupo e de seus laços sociais a partir da valorização de suas memórias. Tem como mobilizadores Professores Orientadores de Informática Educativa (POIE) e os seus alunos-monitores, das Escolas Municipais de Ensino Fundamental – EMEFs, Escolas Municipais de Ensino Fundamental e Médio – EMEFMs, Escolas Municipais de Educação Especial – EMEEs e Centros Integrados de Educação de Jovens e Adultos – CIEJAs.
Aqui publicamos histórias dos educadores, em grande parte, dos POIE, contribuindo para que sejam conhecidos e reconhecidos pela sociedade, em seu papel social na educação.



metodologia
Os POIE, gestores do projeto na escola, formam um grupo de alunos-monitores que mobilizam outros alunos e educadores para um projeto de memória da escola e da comunidade.
Os POIE e os alunos-monitores, em encontros presenciais e interagindo na comunidade virtual de aprendizagem, organizam um movimento, onde os participantes iniciam contando a sua própria história. A partir de desafios, juntos realizam entrevistas com educadores, funcionários, alunos e ex – alunos, realizam pesquisas na internet, e em outros espaços, coletam relatos a partir de fotos e documentos e usam as ferramentas tecnológicas para publicarem os produtos realizados, na comunidade virtual “Nossa Escola tem História”.
Há um grupo de trabalho constituído por representantes da SMESP, Museu da Pessoa e EducaRede que se responsabiliza pelo desenvolvimento de estratégias de incentivo aos POIE e alunos-monitores e pelo acompanhamento e reflexão coletiva de suas práticas.
Educadores e alunos ao produzirem registros de histórias de vida, da história da escola e da comunidade, tornam-se produtores e difusores culturais, estreitam vínculos, preservam a diversidade de experiências de vida, contribuem para a valorização da escola e da cultura local e o fortalecimento de sua identidade.
Alunos e educadores reconhecendo-se como protagonistas e produtores de suas histórias e da comunidade é passo fundamental para a promoção da escola como espaço de todos. E ao conhecer e entrelaçar as histórias das várias escolas, conhecem a pluralidade de sua cidade e a reconhecem como lugar de participação.


histórico

Estabeleceu-se uma parceria com o propósito de desenvolver um projeto voltado à valorização da memória da escola pública.
A atuação conjunta de professores e alunos no registro e socialização de suas histórias e da história da escola e comunidade permite a aproximação entre esses grupos, promovendo o respeito mútuo e a valorização pessoal.
A divulgação da história da escola por meio das histórias das pessoas, para a comunidade e sociedade em geral possibilitará a valorização desta instituição na história da educação, o seu engajamento social e co-responsabilização por sua condição.
O projeto Nossa Escola tem História tem como os objetivos específicos:• Mobilizar os educadores para que contem suas histórias de vida;• Realizar um projeto de memória sobre a história da escola e da comunidade para incentivar o estreitamento do vínculo entre a escola, educadores, alunos, familiares e comunidade;• Promover um novo olhar sobre o conceito de história por meio do registro das histórias de vida das pessoas envolvidas na proposta;• Fomentar o uso do ambiente virtual para o registro das histórias;• Promover o registro das histórias com o uso de diferentes mídias;• Contribuir para a valorização da escola e da cultura local através da produção e divulgação de histórias de vida de pessoas da comunidade escolar;- Contribuir para o fortalecimento da identidade da escola e de seus protagonistas.


Livro Virtual e CD do Projeto Nossa ESCOLA tem HISTÓRIA

A edição é composta de 14 livros virtuais, sendo um de SME/Informática Educativa que apresenta todo o processo de desenvolvimento do projeto junto às escolas da rede e, mais 13, um de cada Diretoria Regional de Educação que reúnem os produtos finais das escolas das regiões da cidade de São Paulo.

Livro Impresso - COLEÇÃO Nossa ESCOLA tem HISTÓRIA
Coleção de histórias pessoais de educadores da Rede Municipal de Ensino publicada no portal do Museu da Pessoa.



Escola do Pacaembu em Valparaíso de Goiás promove oficina sobre prevenção das DSTs - Doenças Sexualmente Transmissíveis

Ministrada pela enfermeira Simone Ferreira da Costa, para cerca de 60 alunos do Ensino Fundamental e Médio, do turno da noite.
Esta iniciativa vem demonstrar que mesmo para uma comunidade pequena, situada na região suburbana de um município, com muitos problemas em todas as áreas, á escola pode fazer a diferença, abrindo suas portas para a comunidade, espalhando o conhecimento e a informação, não só para os alunos, pois eles serão multiplicadores repassando a comunidade a informação.
Como forma de participar no projeto Minha Escola tem Historia, a escola estadual do Pacaembu – Valparaiso GO organizou uma serie de atividades para os alunos, são oficinas de prevenção das DSTs, artes, e uma apresentação de teatro do grupo que participou, de um vídeo sobre prevenção ao uso de drogas, escrito e produzido na comunidade, onde alguns alunos desta escola estão no elenco, a partir destas atividades e outras, começarem a contar a historia desta escola, na perspectiva do aluno e da comunidade a qual pertence.

























Veja mais sobre Dst/Aids

8 comentários:

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Adorei as informações sobre o Projeto Nossa Escola tem História em São Paulo, é interessante e de grande valor sabermos como, quando e onde iniciou o Projeto. A Escola Estadual Pacaembú agradece pelo apoio e divulgação das nossas oficinas e de nossa história.
Ass: Professora Leidiane Leles

gospelp disse...

esse projeto no site foi otimo para valorizar nossas escolas e principalmente nossas historias e desde ja agradeço por divulgar nossa
escola.
ass;ana patricia aluna colegio pacaembu

gospelp disse...

Eu agradeço pela palestra em nossa Escola e desde ja tambem agradeço por ter divulgado nossa Escola em seu Blog.
Ass;Lanna Ticyana Aluna do Colegio pacaembu.

Unknown disse...

Adorei a palestra.Foi bem descontraida,divertida e criativa a ,medica(palestrante)soube esclarecer todas as duvidas,no jeito mais legal,pela escola,no momento,conter apenas jovens,ela explicou da forma mais tradicional e clara.Adorei...

Unknown disse...

Valeu cepac,continue promovendo esses tipos de eventos,e projetos...

Anônimo disse...

A palestra foi o máximo..acredito que pôde sanar muitas dúvidas de nossos alunos...Se cuida em galeraaaa!!! beijos...Profª: Selma Castro.

Pacaembu disse...

Palestra muito interessante.
Eu acho que por mais que agente saiba do assunto tem que continuar oferecendo mais conhecimento para todos

Área de Preservação Ideológica!!!

Bem vindos a Área de Preservação Ideológica!
http://www.sitecurupira.com.br/