quinta-feira, 1 de outubro de 2009

II Congresso de Cultura Ibero-Americana
O II Congresso de Cultura Ibero-Americana – Cultura e Transformação Social é uma iniciativa da Secretaria Geral Ibero-Americana (SEGIB), Ministério da Cultura do Brasil e do SESC São Paulo, a ser realizado de 30 de setembro a 03 de outubro de 2009, na cidade de São Paulo. O evento reúne 22 países da América Latina (Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, El Salvador, Equador, Guatemala, Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, República Dominicana, Uruguai e Venezuela) e da Península Ibérica (Andorra, Espanha e Portugal).

Sua primeira edição ocorreu em 2008 na Cidade do México, tendo como tema “O Cinema e a Produção Audiovisual”. Neste ano, com o tema “Cultura e Transformação Social”, o encontro ressaltará as potencialidades da cultura ibero-americana a partir do intercâmbio de conceitos e práticas que contribuem para a formação e o fortalecimento de políticas públicas que considerem a cultura como campo fértil para o desenvolvimento econômico e social, a serem discutidas por meio de conferências, mesas de debate, relatos de experiências, além de contar com uma programação cultural na qual se destacarão apresentações artísticas, mostra audiovisual e exposições.

Atividades Artísticas
A identidade e a diversidade compõem a essência da cultura ibero-americana, cujo caráter múltiplo a torna capaz de transformar realidades. Diferentes matizes, contradições históricas e a construção contínua de um cotidiano autêntico nos permitem descobrir a nós mesmos e aos outros em busca de um diálogo comum.

O II Congresso de Cultura Ibero-americana toma como tema “cultura e transformação social,” investigando sobre seus caminhos nos países da Ibero-América. Traz implícitos os princípios do compartilhamento de culturas e da convivência pacífica, motivada pela arte, entre pessoas de comunidades e valores distintos.

Nessa perspectiva, o evento conta com uma programação artística que envolve artes visuais, artes cênicas e audiovisual.

Praça de Eventos
Apresentações artísticas gratuitas, às 13h

Cia. Experimental Dança Vida.
Dia 1º/10
A companhia é uma das ações profissionalizantes do Programa Dança Vida, dirigido pela psicóloga e bailarina Paula Vital Reis, cujo objetivo é propiciar a profissionalização e a inclusão sociocultural por meio da dança, da arte e da cultura. Neste espetáculo, o grupo apresenta a coreografia "Corpos de Luz", inspirada no livro "A Terra dos Mil Povos", de Kaká Werá Jecupé, com trilha sonora assinada por Naná Vasconcelos e cenário criado por Marcelo Rosenbaum.

Bola de Meia
Dia 2/10
Espetáculo musical inspirado na vida do santeiro e tropeiro Dito Pituba, escultor de santos e figuras populares em madeira. Músicos atores apresentam ritmos que remetem às manifestações culturais do interior paulista, como Congada, Folia de Reis, Catira, Jongo e Moçambique, com uma pitada da música contemporânea brasileira. Direção geral e vocal de Jacqueline Baumgratz.
SESC Vila Mariana

Transformar com Arte, de Bené Fonteles
A exposição apresenta a cultura brasileira, por meio de fotografias e objetos, liberta de conceitos que distinguem cultura popular de cultura erudita, embora permanentemente vinculada à consolidação da identidade nacional brasileira.

Texto de abertura - Bené Fonteles

SESC Vila Mariana
Rua Pelotas, 141 – Vila Mariana – São Paulo
Telefone: (11) 5080-3000
A partir de 1º de outubro.

Lançamento da Rede Latino-Americana de Teatro Comunitário e apresentação do espetáculo El Quijote
A Rede Latino-Americana de Teatro Comunitário é uma organização criada por coletivos teatrais de diversos países da América Latina que compartilham experiências de transformação social e humana por meio do teatro em comunidade.

O espetáculo El Quijote é uma adaptação do clássico de Miguel de Cervantes, escrita por Santiago Garcia. Produzido pelo Grupo Pombas Urbanas em conjunto com artistas de 13 países da Ibero-América, constitui um marco pelo desafio em si de encenar Cervantes sob os princípios do teatro comunitário.

SESC Pompéia
Rua Clélia, 93 – Pompéia - São Paulo
Telefone: (11) 3871-7700
Dia 2 de outubro, às 20h30

Lixo eletrônico

Loading...

Área de Preservação Ideológica!!!

Bem vindos a Área de Preservação Ideológica!
http://www.sitecurupira.com.br/