terça-feira, 1 de setembro de 2009

Goiânia será a Capital da Paz em Setembro
Manifeste sua Paz!!!


Goiânia será sede do II Festival Mundial da Paz. O evento tem a coordenação da Universidade Internacional da Paz – UNIPAZ e acontecerá de 04 a 07 de setembro no Centro de Convenções da cidade. O Governo do Estado de Goiás e a Prefeitura de Goiânia são co- realizadores da iniciativa que tem como slogan Manifeste sua Paz! Uma das ações paralelas do II Festival Mundial da Paz é a realização do XI Congresso Internacional da Rede UNIPAZ, sob o tema: “Celebrando uma nova consciência: cultura de paz e sustentabilidade planetária”. É um profunda imersão por um novo e transcendente estado de convivência, mais pacífico, tolerante e inclusivo, tendo a paz como o paradigma regulador da percepção da realidade e das relações entre todos os seres. Fazer da paz uma escolha, um modelo de mundo e cultura é o objetivo dos organizadores do FestPaz. O XI Congresso Holístico Internacional é concebido por meio da realização de três fóruns: Educação, Meio Ambiente e Espiritualidade e Paz. Nos fóruns, grandes nomes da atualidade ministrarão palestras e mesas redondas relacionadas a cultura de paz. Essa edição do FestPaz homenageia Pierre Weil, um dos fundadores da UNIPAZ e primeiro reitor até seu falecimento em outubro de 2008. O I Festival Mundial da Paz aconteceu em Florianópolis, no ano de 2006. A primeira edição do evento movimentou uma grande rede mundial, chegando a uma audiência de 95 milhões de pontos de internet conectados em mais de 100 países. O FestPaz 2006 teve mais de 600 atividades paralelas e mais de 10.800 registros de manifestações de paz em 209 países, por intermédio do portal www.festivalmundialdapaz.org.br

A EDIÇÃO DE 2009 O II Festival Mundial da Paz é um evento gratuito para a população. Segundo a coordenadora geral do II FestPaz, Hélyda Di Oliveira, a capacidade é de 8.000 participantes por dia em diversas atividades. Será um espaço de convivência para apresentações de teatro, canto, danças, contadores de estórias, biodança, meditação, oficinas de artesanato, de pães, de cultivo de brotos, de desidratação de alimentos, de cultivos orgânicos, mini palestras sobre alimentação natural, vivências variadas, yoga, tai chi chuan, danças circulares, alongamento, kung fu, auto-massagem e capoeira, encontro de jovens, jogos cooperativos, encontro de corais e muito mais. As atividades são coordenadas por Tânia Garcia Leal e Nelma de Sá. As inscrições para os atendimentos são feitas por agendamento no portal do evento e já estão abertas. A organização por parte do Governo do Estado de Goiás acontece por intermédio da Secretária Estadual de Políticas para Mulheres e Promoção da Igualdade Racial (SEMIRA). A organização pela Prefeitura de Goiânia acontece por intermédio do Grupo de Trabalho da Paz(GtdaPaz) criado em maio de 2009 pelo decreto nº 2199 e é gerido pela Assessoria Especial de Políticas para a Igualdade Racial.
A programação do festival também contempla jogos de integração e inclusão, entre 10 escolas conveniadas ao SEPE (Sindicato das Escolas Particulares do Estado de Goiás) - ensino infantil, fundamental, médio e especial, com a participação do Programa Maior Legal, oferecendo à comunidade acadêmica a vivência da inclusão através da visita de deficientes físicos da ADFFEGO (Associação de Deficientes Físicos do Estado de Goiás) nas escolas escolhidas e dos temas referentes à Cultura de Paz; meta de arrecadação de 10 toneladas de alimentos para serem doados.

CAMINHADA DA CHAMA DA PAZ Um dos pontos altos do festival será a Caminhada Mundial pela Paz, que sairá da praça do Trabalhador às 8 horas, do dia 04 de setembro, até o Monumento da Paz Mundial situada no Bosque dos Buritis. A expectativa é que 100 mil pessoas caminhem pelo ideal de uma cultura da paz. A caminhada em Goiânia tem a coordenação de Genivalda Araújo Cravo dos Santos. Outra atividade é a caminhada da chama da paz na rede UNIPAZ – a chama da paz passará por todas as unidades, em oito países, divulgando o evento e congregando as pessoas para que manifestem sua paz. A caminhada da chama da paz no estado de Goiás percorrerá 245 municípios do estado de Goiás, através das 38 subsecretarias de educação onde será realizada uma cerimônia de celebração pela paz. “Serão quase 6 mil km rodados por nossa equipe, acompanhada por cinegrafistas que farão o registro de todo o percurso”, explica a coordenadora da caminhada da paz no estado, Marli Martins.

PARA SABER MAIS E PARTICIPAR: www.festivalmundialdapaz.org.br Evento: II Festival Mundial da PazLocal: Centro de Convenções de GoiâniaData: 04 a 07 de setembroAbertura: Dia 04 de setembro às 8 horas com a Caminhada Mundial da Paz, que sairá da Praça do Trabalhador até o Bosque dos Buritis.

Contato: Talvane Garcia – 00 55 62 35241040 ou 1042 pela manhã. (Prefeitura de Goiânia) Celular: 00 55 62 92970309 / talvanegarcia@ig.com.br

Hélyda Di Oliveira

Coord. Geral

helyda@unipazgoias.org.br

Área de Preservação Ideológica!!!

Bem vindos a Área de Preservação Ideológica!
http://www.sitecurupira.com.br/