sábado, 8 de agosto de 2009

Festival de teatro de bonecos anima fim de semana dos pais em Brasília
Mariana Jungmann
Repórter da Agência Brasil
Foto: Roosewelt Pinheiro/ABr
Bonecos gigantes se apresentam na área externa do Conjunto Cultural da República, como parte do projeto Sesi Bonecos do Mundo
Bonecos de todos os tipos e de diversos países estão participando de uma programação especial neste fim de semana do Dia dos Pais em Brasília. A capital está recebendo até amanhã (9) o festival Sesi Bonecos do Mundo, com 20 companhias de teatro de bonecos nacionais e cinco internacionais.

Das 16h às 22h, o público poderá ver de graça, em três palcos montados no Conjunto Cultural da República, na Esplanada dos Ministérios, peças com fantoches, marionetes, mamulengos, teatro de sombras e bonecos suspensos, entre outras técnicas.

Foram as marionetes que fizeram a pequena Maria Eduarda, de 4 anos, insistir para o pai, Marco Antônio Freitas, levá-la ao festival. “Eu queria ver o moço mexendo os bonecos pelos fiozinhos”, explica a menina. Satisfeito, o pai diz que gosta de levar a filha ao teatro porque o programa estimula a criatividade. “Qualquer coisa com teatro é ótima, desenvolve a cabeça da criança, abre os horizontes”, avalia.

A diversão para toda a família, com caixa fotográfica, exposição de bonecos e apresentação de palhaços na perna-de-pau, também motivou Eduardo Borini Mansur a ir com a irmã Fernanda e o sobrinho Matheus assistir ao festival. “Como eu não pude vir durante a semana, aproveitei para vir com eles hoje”, conta. A mãe de Matheus diz que a opção de diversão de graça atraiu. “A gente procura fazer algo diferente, em local aberto. E não ter que pagar conta muito”, admite.

O patrocínio do Serviço Social da Indústria (Sesi) é fundamental para garantir a gratuidade de evento, segundo a idealizadora do festival, Lina Rosa. “Foi com muita ousadia que eles apoiaram essa ideia, porque tem muito a ver com identidades culturais, tem a ver com a popularização da cultura e da inteligência”, afirma.

O festival Sesi Bonecos do Mundo se encerra em Brasília, já que as companhias internacionais da China, Itália, Estados Unidos, Espanha e Argentina não seguirão para outras cidades. Mas as companhias nacionais e a estrutura do evento continuam com o festival em Palmas (TO), Goiânia (GO), Campo Grande (MS), Cuiabá (MT) e Belo Horizonte (MG) até o começo de setembro.

O evento está na sexta edição e acontece uma vez por ano em uma região do país. As nove carretas e dois ônibus que carregam 60 toneladas de equipamentos e estrutura seguem para Palmas (TO) na segunda-feira (10).
Bonecos gigantes se apresentam na área externa do Conjunto Cultural da República, como parte do projeto Sesi Bonecos do Mundo
Veja mais!

Fonte:Agência Brasil

Área de Preservação Ideológica!!!

Bem vindos a Área de Preservação Ideológica!
http://www.sitecurupira.com.br/