quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Aniversário da Palmares: Januário Garcia Exposição Fotográfica

A Fundação Cultural Palmares apresenta, a partir das 10 da manhã desta segunda-feira, a exposição "Negrice Cristal", do fotógrafo Januário Garcia.

Januário Garcia passou os últimos 30 anos documentando a vida dos afro-descendentes brasileiros, focalizando os diversos aspectos da luta diária do negro, seja no campo político, social, cultural e econômico. Em seu trabalho, apresenta e realça o "negro jeito de ser", presente nos africanos e em seus descendentes. "Procuro mostrar que nós, negros, temos maneiras de representar, simbolicamente e de forma original, os usos e costumes, valores materiais e imateriais, sem passar pelas desqualificações impostas pelo conceito do exótico e do primitivo, mesmo vivendo dentro dos padrões ideológicos e culturais ocidentais", explica.

Em sua trajetória, Januário criou um imenso acervo fotográfico que narra a história contemporânea dos negros brasileiros. Seguindo esse objetivo, Negrice Cristal revela um pouco da resistência negra ao redor do mundo durante os séculos. De acordo com o próprio artista, na história da humanidade, o negro foi a etnia que mais resistiu a todas as formas de opressão. Já o cristal é um dos elementos da natureza mais puros e resistentes. Portanto, o que se pretende com Negrice Cristal é revelar, por intermédio da exposição, a resistência e a beleza do negro no decorrer da história. As imagens são compostas por negros brasileiros, africanos, sul-americanos e até negros israelenses.

Veja algumas das obras que estarão expostas na sede da Fundação:





Área de Preservação Ideológica!!!

Bem vindos a Área de Preservação Ideológica!
http://www.sitecurupira.com.br/