Com o objetivo de proporcionar maior integração entre sua população acadêmica e a sociedade brasileira, o Pólo de apoio presencial UAB Antônio de Moura Fé, da Universidade Federal do Piauí (UFPI), realiza neste sábado (14), uma visita ao Quilombo Salinas, zona rural do município de Campina-PI.
Durante a visita, que acontece entre 7h e 10h, os alunos e instrutores do projeto ‘Culturas e Cidadania de Quilombos’, patrocinado pela Petrobras, apresentarão aos quilombolas ações do projeto que podem ser implantadas na comunidade.
De acordo com a UFPI, o Quilombo Salinas é um exemplo de sustentabilidade para todo o país e permite que alunos e professores desfrutem de uma intensa jornada educativa e cultural, com apresentações de danças e músicas típicas da comunidade, com o grupo Samba de Cumbuca.
O projeto – Por meio do programa Petrobras Desenvolvimento & Cidadania, o projeto ‘Culturas e Cidadania de Quilombos’ incentiva a preservação das manifestações culturais e da identidade dos povos negros de descendência africana, no Estado do Piauí, além de oferecer cursos e oficinas de canto, dança, percussão, samba de cumbuca, estética negra, artesanato com sementes, corte e costura, pintura em tecidos, artesanato e pintura em cabaças. Um curso de formação sobre africanidade e afrodescêndencia também é oferecido.
Fonte: Fundação Cultural Palmares
Por: Ascom
Fotos: Divulgação
Comente e passe pra frente!
Um comentário:
Gostei muito da informação pois conheci o quilombo em 2006 e não pude mais voltar por diversas razões pessoais porem guardei a semente no coração de contribuir de alguma maneira com estas ações e compartilhar experiências em outros quilombos aqui na Bahia ... Com um abraço a todos e votos de sucesso Pedro pugliese
Postar um comentário