terça-feira, 17 de julho de 2012

Morre aos 117 anos, inspiradora das lutas contemporâneas do Quilombo Mesquita

Dona Antônia, marco da história do quilombo mais próximo da capital federal
Faleceu nesta segunda-feira (16), aos 117 anos, a dona Antônia Pereira Braga, inspiradora das lutas contemporâneas do Quilombo Mesquita, a comunidade remanescente de escravos mais próxima da capital federal. Nascida nos primeiros anos após a abolição da escravidão no Brasil, dona Antônia foi referência na preservação dos saberes de sua cultura, chegando a ser homenageada por Luiz Inácio Lula da Silva, em seu último ano como presidente.
Dona Antônia faleceu por insuficiência cardíaca e respiratória no Hospital Regional do Gama. Ela se foi na mesma semana em que os quilombolas relembravam um ano da morte de Benedito Antônio, uma das mais importantes lideranças da comunidade.
Por se tratar da mulher mais idosa do Quilombo, Antônia inspirou a reflexão de sua comunidade sobre muitas questões, especialmente no que diz respeito à liberdade, ao território e a qualidade de vida. Filha de ex-escravos, se casou cedo, porém por razões desconhecidas não teve a oportunidade de ter filhos. Sozinha, passou o restante da vida na mesma casa onde plantava e colhia e fazia todo o necessário para a própria subsistência.
Muito saudável e lúcida, passou os últimos anos de sua vida com a sobrinha Vicentina Pereira Braga, de 65 anos. “Ela sempre teve a saúde perfeita, somente no último ano foi abalada pela idade”, conta Tina, recordando que até pouco tempo via dona Antônia lavando roupas no córrego aos fundos de sua casa ou fazendo plantio de milho de mandioca.
O velório de dona Antônia acontece, desde as 11h, na Igreja Nossa Senhora da Abadia, localizada ao centro do Quilombo, na Cidade Ocidental. O enterro acontecerá às 17h, no cemitério da comunidade.
Fonte: Fundação Cultural Palmares
Por: Daiane Souza
Foto: Regina Santos/FCP
Comente e passe pra frente!

Um comentário:

POR TODA MINHA VIDA disse...

De Fato uma perda irreparável pois além de exemplo de luta e vida a sabedoria acumulada nos deixará uma grande saudade ... Que DEUS a guarde .

Pedro Pugliese.

Área de Preservação Ideológica!!!

Bem vindos a Área de Preservação Ideológica!
http://www.sitecurupira.com.br/