sexta-feira, 9 de março de 2012

Livro de fotografias marca 50 anos do Parque Nacional de Brasília

Represa Santa Maria
João Paulo Barbosa
Com o apoio do MMA e do ICMBio, o Parque Nacional de Brasília ganha um presente pelos seus 50 anos: um belo livro com 100 fotografias, impresso em alta qualidade numa das maiores gráficas da América Latina. Com patrocínio da Petrobras, o projeto, pensado pelo fotógrafo João Paulo Barbosa, contou com a curadoria da fotógrafa Usha Velasco e foi realizado pelo estúdio Boibumbá Design, que assinou o projeto gráfico.
A obra reúne fotos históricas da construção das piscinas da Água Mineral e fotos atuais da sua fauna e flora, dos pesquisadores e dos frequentadores do Parque. Textos de especialistas e pesquisadores completam o livro. O ex-Secretário de Biodiversidade e Florestas do MMA, Braulio Dias, assina texto sobre as políticas de meio ambiente.
"O livro representa um sonho que vivia dentro de mim há 20 anos", conta João Paulo, brasiliense que fotografou 60 parques em 20 países. Além das belas fotografias, de autoria de João Paulo, Henry Macario e Olivier Boëls, a publicação traz uma reflexão sobre a importância da conservação do Cerrado.
Esse bioma, onde vivem 50% das espécies de aves e 40% dos vertebrados terrestres do Brasil, é constantemente ameaçado de extinção por monoculturas e pela urbanização. Hoje, apenas 20% do Cerrado está preservado, sendo que 1,8% encontra-se nos limites do Parque Nacional de Brasília. O ICMBio, órgão federal vinculado ao MMA, é responsável pela gestão do Parque Nacional de Brasília e de mais 309 Unidades de Conservação espalhadas por todo o País.
O lançamento do livro foi antecedido por uma exposição no Museu da República, que ficou em cartaz de novembro a dezembro de 2011. Durante a noite de autógrafos desta quinta-feira (08/03) será apresentado o video realizado por Cícero Fraga, com trilha sonora original de Luiz Olivieri. O video retrata de forma poética o fotógrafo João Paulo em ação, comentando o trabalho desenvolvido durante os últimos dois anos dentro do Parque.
Fonte: Ministério do Meio Ambiente

4 comentários:

Cris Mandarini disse...

´E UM PRAZER TE-LOS EM MEU BLOG ,INFORMAÇÃO É SEMPRE BEM VINDA.JÁ ESTOU TE SEGUINDO,UMA ÓTIMA NOITE.

Cris Mandarini disse...

BOA NOITE ,NO MEU BLOG TEM UM SELINHO PRA VOCÊ.

Dione Fonseca disse...

Amei tudo queaqui eu vi. Parabéns pelo blog
Nos bloqueiros tantas vezes mal comprendidos so temos uma finalidade em sua maioria divulgar nosso pais, defender nossa cultura e informar sem lucro,dedicamos nosso tempo em informar e proteger nossa cultura,nosso chão e a terra .
Mas neste momento sem que muitos saibão estamos sendo penalizados. Querem cobrar cobrar por divulgarmos a cultura . Blogueiros terão de pagar quase 400, 00 por mes
e esta transmitando na câmara veja nas notícias . Ontem mesmo coloquei um video do Dr Drauzi que explica como parar de fumar. 80 % dos meus videos são de interesse da população jamis recebi um real de alguém mas ja estou deletando alguns e no final serão todos. Não tenho esta contia para pagar e tenho mais de um blog. Acho que deveriamos nos unir e criar um movimento vou fazer uma tag e conto com a ajuda de todos abraços
Voltarei sempre .

Dione Fonseca disse...

Nãso sei se meu comentario foi. Mas amei o blog e convido vcs para pegar o selo que vou colocar e pedir para que possamos colocar videos sem que seja cobrado ja que em sua maioria são de interesse da população e em defeza de nossos patrimonio como o de vcs. Conto com vcs para divulgar e mobilizar outros blogs de interesse do nosso povo e nossa terra .Eu não tenho esta quantia que querem por mes . vejam as notícias esta transmitando e muitos não sabem . Por favor ajudem . Obrigada

Área de Preservação Ideológica!!!

Bem vindos a Área de Preservação Ideológica!
http://www.sitecurupira.com.br/