sábado, 17 de março de 2012

Ipeafro lança exposição sobre vida e obra de Abdias Nascimento

A mostra apresentará a vida e obra de Abdias Nascimento, pioneiro na luta contra o racismo e responsável pelos primeiros projetos de criação dos mecanismos compensatórios para construção da verdadeira democracia racial no Brasil.
A Exposição faz parte de uma série de atividades que teve início na segunda-feira (12), organizada pelo Instituto de Pesquisas e Estudos Afro-Brasileiros (Ipeafro) do Rio de Janeiro. Durante a semana, foram realizados o Fórum Educação Afirmativa Sankofa e a Oficina Matriz Africana e Ação Educativa. O lançamento da mostra marcará o encerramento das atividades.
O acervo retrata as ações do ativista por meio de sua própria criação artística e de registros de organizações criadas por ele, como o Teatro Experimental do Negro e o Museu de Arte Negra, no contexto da história dos povos africanos no mundo. Para Eloi Ferreira, a população negra brasileira deve continuar a luta de Abdias Nascimento para que o Brasil acabe definitivamente com o racismo, o preconceito e todo tipo de discriminação.
“É um legado que não pode ser deixado de lado, pois só terá sentido em sua continuidade”, pontua o presidente da FCP. “Sua luta foi para que todos os descendentes de africanos que vivem no Brasil tenham igualdade de oportunidades, para que possam acessar os bens econômicos e sociais”, completa lembrando que a exposição é uma oportunidade de compreensão da histórica luta do ativista.
A mostra acontecerá no Centro de Convenções da Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF) localizado na Avenida Alberto Lamego, n° 2000, Parque Califórnia em Campos dos Goytacazes. Ela ficará aberta ao público, com visitas guiadas para escolas e grupos comunitários, até 13 de abril. Para agendar as visitações basta telefonar para (22) 2733-4716
Fonte: Fundação Cultural Palmares

Nenhum comentário:

Área de Preservação Ideológica!!!

Bem vindos a Área de Preservação Ideológica!
http://www.sitecurupira.com.br/