segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Ano Internacional da Biodiversidade vai discutir extinção de espécies

Apesar de 2010 ser o Ano Internacional da Biodiversidade, não há muito o que comemorar. Pesquisadores estimam que 150 espécies sejam extintas todos os dias no mundo. Segundo o secretário da Convenção sobre a Diversidade Biológica da ONU, Oliver Hillel, o lançamento das atividades pelas Nações Unidas ontem (10), em Berlim, na Alemanha, e no Brasil, na última quinta-feira (6), em Curitiba, servem para colocar o tema no foco das discussões.
Ele reforça que, junto com a questão das mudanças climáticas, a perda da biodiversidade é o maior desafio para a humanidade atualmente. Por isso, durante este ano, serão promovidas atividades em todo o mundo para conscientizar a população.
“Estamos perdendo essa biodiversidade a uma taxa mil vezes maior do que a taxa normal na história da terra. Então, de acordo com as previsões dos cientistas, até 2030 poderemos estar com 75% das espécies animais e vegetais ameaçadas de extinção. Hoje esse número é de 36%.”
Hillel faz um alerta sobre a previsão de que 150 espécies sejam extintas todos os dias no mundo. E lembra que, dos objetivos traçados por vários países em 2002, durante lançamento da Convenção da Biodiversidade, poucos foram cumpridos.
“Um dos que foi cumprido e é bom, porque nos encoraja, é a proteção legal em unidades de conservação de 10% dos ecossistemas da terra. O Brasil, por exemplo, é um líder. Estamos hoje com 16% da nossa terra em todas as categorias de proteção, nas três esferas do governo. O mundo inteiro, em termos de ambiente terrestre, está por volta de 12%.”
O Diretor do Departamento de Conservação da Biodiversidade do Ministério do Meio Ambiente, Bráulio Dias, afirma que, no Brasil, um calendário de eventos deverá ser divulgado esta semana pelo ministério para debater o tema. “É importante neste ano ampliar a discussão com a sociedade pra refletir sobre a importância da biodiversidade.”

Fonte:Agência Brasil
Repórter: Juliana Maya

Veja mais!

2 comentários:

Guará Matos disse...

se continuar assim, seremos nada. Apenas...nada.
O vazio.

Anônimo disse...

Ano Internacional da Biodiversidade vai discutir e...":
È um absurdo v/c acompanha o site WWW.socioambiental.com ?,tenho lido variais noticias umas delas é sobre o pac na Amazonia a maior obra de aceleração do crescimento do governo federal .O projeto belo Monte conhecido como Volta Grande do Xingu Se À Construçao Da Usina for autorizada será totalmente modificada,cortando a volta grande inteira,abrindo canais imensos,do tamanho do canal Panamà,para poder desviar e cair no mesmo canal.Um projeto Absurdo ,se O Ibama deu aprovação prévia , vai ser á maior destruição da face da terra e um lugar que è A Primeira Maravilha do Mundo,Nenhum pais do mundo existe um lugar parecido, Se For Aprovado Serà Feita varias barragem O rio vai perder o seu principal trecho encachoeirado, uma parte dele vai ficar dentro d’água, e outra vai ficar sem água, completamente seca. As pessoas que moram lá não vão aguentar porque não vão ter nem água de poço para beber. Tem aspectos da vida local que também não estão sendo muito falados. Aquilo vai virar um inferno se, por acaso, a obra for feita, pois, as pessoas não vão mais ter condições de morar na região. Quem estiver na área alagada tem que sair, quem estiver na área seca vai sair também, pois será impossível de viver. como eu disse anteriormente ,Volta Grande do Xingu – um dos locais mais maravilhosos do país, com seus 100 quilômetros de largas cachoeiras e fortes corredeiras, arquipélagos florestados, canais naturais rochosos, pedras gravadas milenarmente e outras riquezas arqueológicas, enfim, um extraordinário patrimônio natural do planeta.Só Quem perde Somos Nós, todos Brasileliros .[Quando se formou a natureza nenhum ser humano existia ,quando a natureza deixar de exitir não haverá nenhum ser abitavel no planeta terra.]

Rosylee brasil.

http://rosyleebrasilpovosindigenasetribais.blogspot.com/

Área de Preservação Ideológica!!!

Bem vindos a Área de Preservação Ideológica!
http://www.sitecurupira.com.br/