quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Revelando São Paulo - Dança da Catira

Público do Revelando São Paulo vai aprender a dançar catira


Essa e outras danças regionais serão apresentadas nesta quinta-feira (16)


Conheça a catira, o fandango e o cururu com o Revelando São Paulo

Nesta quinta-feira (16), a programação do Revelando São Paulo dará destaque para a catira. Antigamente chamada de “cateretê”, a catira é uma dança vinda das culturas indígena, africana, portuguesa e espanhola, introduzidas pelos jesuítas e bastante difundidas nos séculos XVII e XVIII, no ciclo do tropeirismo. Ainda hoje, em algumas regiões do Brasil como o Sul, Sudeste e Centro-Oeste, a tradição da catira continua bem viva.

Às 10h00, começam as apresentações dos grupos de catira das cidades de Hortolândia, Lagoinha, Guarani D´Oeste, Itapira, Monteiro Lobato, Paulo de Faria, Piracaia, santa Fé do Sul, São bento do Sapucaí e São José dos Campos.

Às 14h00, acontece o XII Encontro de São Gonçalo, com manifestações religiosas e culturais. Logo em seguida, às 16h30, começa o V Encontro Fandango, outro gênero de dança. Às 18h00, o público acompanha o II Encontro Cururu, dança folclórica apresentada por quatro cidades do interior paulista.

A programação musical tem sua última atração do dia a partir das 20h00, com a apresentação da Orquestra de Viola Caipira de Pedra Bela.

A programação permanente também estará disponível à população. É o caso do artesanato, com exposição e comercialização de produtos artesanais de tradição paulista; culinária, com preparo e consumo de iguarias da culinária paulista tradicional, em 80 espaços diferentes; realejo, com seus pássaros que trazem a “sorte” de cada pessoa; a imagem peregrina de Nossa Senhora da Aparecida, que está em exposição no salão do Parque.

O evento é realizado pelo Governo do estado de São Paulo, com o apoio da Subprefeitura de Vila Maria/Vila Guilherme e da Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente.

Serviço:

XIV Revelando São Paulo
Data: 10 a 19 de setembro
Horário: das 09h00 às 22h00
Local: Parque Vila Guilherme/Trote e Mart Center
Endereço: Avenida Nadir Dias de Figueiredo s/n – Vila Guilherme
Estacionamento no local - PAGO

Entrada franca

Nenhum comentário:

Área de Preservação Ideológica!!!

Bem vindos a Área de Preservação Ideológica!
http://www.sitecurupira.com.br/