sexta-feira, 2 de janeiro de 2009


Serra Vermelha
NOVAS AMEAÇAS RONDAM A SERRA VERMELHA


Situada ao sul do Piauí, a 800 kilômetros de Teresina, a Serra Vermelha sempre foi um paraíso perdido no isolado sertão. Desconhecida até dos piauienses e abrigo da maior floresta do interior nordestino, sua rica biodiversidade formada por mata atlântica, caatinga e cerrado continua ameaçada. A qualquer momento sua natureza pode voltar a ser destruída em nome da insustentável indústria do carvão.

Entenda o caso:

No final de 2006 trezentos fornos, apenas um décimo do total previsto no projeto Energia Verde, responsável pela destruição, já estavam em pleno funcionamento na corrida para abastecer os fornos das indústrias siderúrgicas do Brasil e do exterior.

Felizmente, a divulgação do crime contra a Serra Vermelha no programa Globo Repórter chocou o país e levou à suspensão imediata do desmatamento. A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, não tinha a menor idéia da devastação. Quando soube, mandou parar.

Agora, o Governo do Piauí e a empresa JB Carbon S/A voltam a exercer pressão sobre o governo federal para paralisar a criação do Parque Nacional Serra Vermelha e retomar parte do projeto de produção de carvão de mata nativa.

Desde 2006 uma série de ong’s do Piauí e de vários outros estados vem mobilizando a sociedade pela conservação da Serra Vermelha, visando preservar seus principais ecossistemas através da criação e interligação de um conjunto de unidades de conservação, estadual e federal, que teriam como objetivo garantir a sobrevivência das populações tradicionais, dos bichos, das plantas, dos rios e das lagoas.

Ao lado da Área de Proteção Ambiental do Rangel (APA) uma reserva estadual já existente, se interligariam o Parque Nacional da Serra Vermelha (PARNA) e a Reserva Extrativista das Lagoas de Curimatá (RESEX). Juntas, essas três reservas poderiam garantir o futuro da Serra Vermelha. Ao contrário disso, o secretário de Meio Ambiente do Piauí, Dalton Macambira, acaba de anunciar a suspensão da criação do Parque Nacional Serra Vermelha.

Área de Preservação Ideológica!!!

Bem vindos a Área de Preservação Ideológica!
http://www.sitecurupira.com.br/