segunda-feira, 26 de janeiro de 2009


Ano Internacional da Astronomia
135 países estão prontos para iniciar o Ano Internacional da Astronomia 2009. No Brasil, mais de 2 mil cientistas, astrônomos amadores e educadores, com forte apoio governamental, estarão oferecendo programas gratuitos para o público ao longo de todo o ano, em todos os estados. Além de ser o maior evento de divulgação científica já realizado no país e no planeta. O evento de abertura internacional será realizado em Paris 15-16 de Janeiro. Cerimônias de abertura estarão acontecendo em 50 cidades brasileiras, em torno da última semana de Janeiro.

Praticada por todos os povos da Terra desde a mais remota antiguidade, a Astronomia permitiu organizar o tempo humano, mapear o espaço para além do horizonte, estendendo nossos caminhos através dos oceanos e do próprio vazio interplanetário. Os resultados e os produtos dessa atividade estão presentes em nosso dia a dia, em forma de instrumentos e técnicas. Embora a maioria das pessoas viva num quadro mental de dicotomia entre o céu e a Terra, há 5 séculos se sabe que a Terra está no céu. Depois disso, se descobriu que o céu está na Terra, em forma de energia e matéria. Todos os átomos de nosso corpo foram forjados em estrelas que já morreram.

O telescópio nos permitiu acessar detalhes dos astros, que se constituem num vasto acervo de laboratórios de física, com condições extremas, que jamais poderemos reproduzir na Terra. Toda vez que exploramos novas fronteiras “lá fora” nosso espaço interior se amplia e se reformula. Isso é fundamental para a cultura humana. Se, por um lado, somos microscópicos perante o Universo, por outro, contemos esse Universo que nos contém.

Hoje, as revoluções na Astronomia se processam na escala de uma década! Se mesmo as descobertas seculares ainda não foram incorporadas pelas pessoas, imagine o quanto elas desconhecem os fatos modernos. O impacto da ciência no nosso cotidiano é tal que a apropriação da ciência é um requisito de cidadania. Queremos usar o fascínio das descobertas astronômicas para aproximar as pessoas da ciência, para difundir uma mentalidade científica e atrair jovens para as carreiras de pesquisa científica e tecnológica.

Em cada um dos 365 dias de 2009, você terá chances de acessar conhecimentos astronômicos produzidos em todo o planeta, através da Internet. Inúmeras chances para descobrirmos nosso lugar no Universo. Os programas de observação com telescópios, palestras e shows de planetário para a sua região podem ser encontrados no site da rede IYA2009: www.astronomia2009.org.br no link EVENTOS.

Área de Preservação Ideológica!!!

Bem vindos a Área de Preservação Ideológica!
http://www.sitecurupira.com.br/