quarta-feira, 17 de abril de 2013

Povos indígenas no Brasil

Entrevista com lider dos Paiter-Suruí, que utiliza tecnologias da informação para divulgar a luta dos povos indígenas contra o desmatamento, reportagens, artigos, vídeos e infográficos estão na nova edição da revista Pré-Univesp
Dia 19 é o Dia do Índio e “Povos indígenas” é o tema da nova edição da Pré-Univesp, revista digital de apoio ao estudante pré-universitário publicada pela Universidade Virtual do Estado de São Paulo.
A revista traz entrevista com Almir Suruí, líder dos Paiter-Suruí que utiliza tecnologias da informação para divulgar a luta dos povos indígenas contra o desmatamento. Suruí fala sobre as parcerias firmadas para apoiar o plano de desenvolvimento sustentável de sua comunidade.
Outro destaque da edição é a reportagem sobre as relações entre a tradição e o conhecimento científico. No Parque Indígena do Xingu, um projeto relaciona tradição local e medicina ocidental para proteger os povos indígenas de doenças trazidas pelo homem branco.
As demais reportagens tratam de temas diversos como os conhecimentos indígenas que permeiam a cultura brasileira; ameaças às comunidades indígenas com o avanço econômico, grandes projetos de desenvolvimento e a expansão de atividades agrícolas e extrativistas; e um polêmico projeto de lei que trata da mineração em terras indígenas.
A Pré-Univesp também traz artigos de Daniel Mundukuru, diretor-presidente do Instituto Indígena Brasileiro para Propriedade Intelectual e autor de obras voltadas para a divulgação do pensamento indígena; Germano Bruno Afonso, professor aposentado da Universidade Federal do Paraná que ganhou em 2000 Prêmio Jabuti pelo livro didático O céu dos Índios Tembé; Newton Paulo de Souza Falcão, pesquisador do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa); e Vera Regina Toledo Camargo e Giselle Soares Menezes Silva, respectivamente pesquisadora e mestranda no Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo (Labjor) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).
Os infográficos “Mapa dos povos indígenas no Brasil”, “Línguas ameríndias” e “Povos marginalizados”, textos literários e vídeos são outros destaques da edição.
Mais informações: www.univesp.ensinosuperior.sp.gov.br/preunivesp

Fonte: Agência FAPESP

Comente e passe pra frente

Nenhum comentário:

Área de Preservação Ideológica!!!

Bem vindos a Área de Preservação Ideológica!
http://www.sitecurupira.com.br/