“Terra Deu Terra Come” teve mais público na rede de cineclubes do que no circuito comercial
Gênero pouco prestigiado pelo circuito comercial, o documentário pode ter encontrado uma alternativa de distribuição e exibição dentro do circuito cineclubista. É o que mostram os números de público do premiado “Terra Deu Terra Come”, de Rodrigo Siqueira, exibido na rede Cine Mais Cultura em 2010.
De acordo com os números oficiais da Agência Nacional de Cinema (Ancine), vinculada do Ministério da Cultura (MinC), o documentário obteve 1,6 mil espectadores no circuito comercial, ficando na 51ª posição entre os 74 filmes nacionais lançados em 2010. Mas, se fosse contar com o público nos cineclubes, pouco mais de 9 mil, o filme seria o 34º mais assistido. Somados os dois públicos, o filme pularia para a 32ª posição.
De acordo com Frederico Cardoso, coordenador Executivo do Cine Mais Cultura, o sucesso da experiência abriu novos caminhos para a distribuição de gêneros e produções que encontram as portas fechadas no circuito comercial. “O próximo passo é tornar a experiência de ‘Terra Deu Terra Come’ uma atividade sistêmica e orgânica”, disse. É válido lembrar que a exibição foi uma recomendação do Ministério da Cultura, não uma obrigação.
Fonte;Ascom/MinC
Nenhum comentário:
Postar um comentário