quinta-feira, 22 de julho de 2010

Projeto Terreirada 2010 valoriza cultura afro-brasileira

O Ponto de Cultura Associação do Culto Afro Itabunense (ACAI) realiza nos dias 22 e 23 de julho o Projeto Terreirada 2010, em Itabuna, marcando o centenário de fundação do município baiano. Durante o evento, acontecerá o Seminário de Cultura e Religiosidade Afro-Brasileira da Região Grapiúna, cuja proposta é de promover um diálogo aberto entre 44 Comunidades Tradicionais, identificadas em Itabuna, a partir de mapeamento promovido pela Associação em 2009.

O evento é gratuito e acontecerá no Itabuna Esporte Clube, na Avenida Beira Rio. No encerramento, haverá ainda homenagem aos ancestrais em louvor a Oxalá, considerado pelas casas de culto afro-brasileiras como orixá padroeiro de Itabuna.
Serviço:
Terreirada 2010

Onde: Associação do Culto Afro Itabunense (ACAI), localizada na Rua Inglaterra, 497, Bairro São Judas Tadeu, Complemento Barracão, Itabuna/BA.

Outras informações: (73) 3612-0175 / (73) 9111-7096 (Luiz Carlos Dantas) / acaipontodecultura@gmail.com

2 comentários:

Jeferson Cardoso disse...

Espero que tenha sido um belo evento.
Jefhcardoso do
http://jefhcardoso.blogspot.com

Sandra C. disse...

Parabéns ao site pelo seu conteúdo,tenho o acompanhado e confesso que sinto grande identificação e admiração pelo mesmo!
Segue trecho dos textos de minha autoria, "memoria cabocla" e "Texto caprichoso",como forma de alusão a determinados pontos do site:

"E dessa forma às vezes me sinto diante do rio das letras e palavras: Mulata sentada à beira dele, chego até a escutar o batuque dos atabaques... É festa na senzala da minha memória cabocla. Conjugo-me querer em todos os tempos, do verbo e da natureza! Suor escorrendo na pele ao calor do sol nascente das frases, vestido branco molhado revelando as formas dos adjetivos atados ao corpo, suspenso com desleixo até ao meio das pernas abertas e entre elas uma enorme bacia. Nela estão os trapos da minha alma..."(Dica Cardoso, Memória cabocla)

"Sinto que essa roupa de pele branca que me veste nada mais é que o resultado fluorescente da união das cores do negro, do índio e do caboclo..."(Dica Cardoso, Texto Caprichoso)

Parabéns e abraços no coração!

Área de Preservação Ideológica!!!

Bem vindos a Área de Preservação Ideológica!
http://www.sitecurupira.com.br/