terça-feira, 15 de abril de 2008

O LIXO ACIMA DAS NOSSAS CABEÇAS


Estamos acostumados a vê lindas fotos do nosso Planeta Azul, fiquei espantada ao ver esta foto. Sabemos muito pouco do lixo que é largado lá por cima, o Sputnik foi o primeiro lançamento que aconteceu 1957, em janeiro de 2008, cerca de 6 mil satélites já foram enviados para a órbita terrestre. Dos quais 800 estariam ativos e 45% estariam localizados a uma distância de até 32 mil quilômetros da superfície terrestre.
Os resíduos espaciais como fragmentos de aeronaves espaciais que se quebraram e explodiram foram abandonados. De acordo com a ESA, aproximadamente 50% dos objetos que podem ser rastreados são derivados das explosões ou colisões na órbita terrestre. Durante a Guerra Fria, a corrida espacial entre os Estados Unidos e a antiga União Soviética para conquistar a Lua na década de 60. Em 1964 foi lançado o primeiro satélite de televisão para a órbita terrestre, com o objetivo de transmitir os Jogos Olímpicos de Tóquio.
Diminuíram os lançamentos russos, mas outros países inauguraram seus programas espaciais. A *ESA indica que o número de objetos na órbita terrestre cresceu de maneira estável desde o primeiro lançamento. Segundo os dados, cerca de 200 novos objetos são lançados todos os anos. Os pesquisadores americanos Donald Kessler e Philip Anz-Meador, que estudam o lixo espacial, afirmaram em 2001 que a possibilidade de que, em vinte anos, já não seja mais possível realizar operações em órbitas mais próximas da Terra.
Tudo isso nos faz crer que o homem não tem cuidado com espaço, que a poluição está acima do nosso conhecimento, só nos resta pedir a Deus que nos livre de tudo que possa vir a cair em nossas proprias cabeças.


Área de Preservação Ideológica!!!

Bem vindos a Área de Preservação Ideológica!
http://www.sitecurupira.com.br/