terça-feira, 22 de janeiro de 2008

PROJECTO MUZACAZI EM CD

Há sempre uma veia artística no ser humano. Walter Zand diz que sempre sentiu esta inclinação pela arte. Hoje afirma categoricamente que não se arrepende de ter” desviado” o pouco dinheiro que a avô lhe entregou para comprar amendoim (uma parte para torrar e comercializar e outra para temperar a comida do seu neto, o Walter).

Comprei umas bisnagas de acrílico para poder pintar – assim fala Walter sempre que pretende lembrar a sua aventura. Actualmente dividido entre a pintura e a música, algo que “bebeu” na infância escutando os sons melódicos das timbilas do bairro da Unidade-7, a percussão chope, toca o que lhe apetece para agradar a alma…de que o compreender, faz tudo por amor a “camisola”, pensa no amanha das crianças, por isso constrói os instrumentos que executa com material reciclado, RX, latas, plástico, ferro vidro, madeira (matéria prima sua criatividade diária).

Tem como hobby a investigação pela música tradicional Moçambicana e músicas do mundo. Dentre varias as habilidades que Deus lhe deu, Walter cria e executa alguns instrumentos tradicionais, tais como o udu drums, djembe, chigubo, phiany, xivocovoko, xigovia, xitende.

O projecto MUZACAZI (que também necessita do parecer do bloguista) é continuidade da aprendizagem do mestre moçambicano Coca Cola e as influências de nomes como Nana Vasconcelos (brasileiro) e Victor Gama (angolano).

Walter pretende com a música experimental sensibilizar a sociedade sobre o aquecimento global, eis a razão de ter aceite o convite para integrar o projecto MOZ URBS que recicla resíduos sólidos e constrói instrumentos musicais.

Formado em AFRICAN CLASSICAL DRUM (Djembe) sob orientação do conceituado professor Dzewi, em Pretoria numa iniciativa da CIIMDA, o autor do Muzakazi representou Moçambique no festival de Poesia Africana 2007 acompanhando o poeta moçambicano Amarildo Valeriano (Ziziwathu).

As composições de MUZACAZI podem ser escutadas aqui

Um comentário:

Anônimo disse...

Lindas composicoes?
Onde e como encontrar esse som.
Maravilha.

Um abraco

Fonseca P.

Área de Preservação Ideológica!!!

Bem vindos a Área de Preservação Ideológica!
http://www.sitecurupira.com.br/