sexta-feira, 21 de junho de 2013

Festival de História do Brasil

Foto: Peninha
Todos os apaixonados por literatura poderão participar da segunda edição do Festival de História do Brasil -  fHist, a se realizar entre os dias 19 e 22 de setembro, em Diamantina, Minas Gerais. Com apoio do Ministério da Cultura, por meio da Lei Rouanet, a feira apresentará ao público uma programação variada com debates, mesas-redondas, seminários, exibições artísticas e oficinas.
O fHist, idealizado em 2010, foi criado com o intuito de propiciar a manifestação editorial e artística sobre fatos da História do Brasil. Diferente das festas literárias que se espalharam pelo país, o fHist é o primeiro e único festival temático, tendo como fio condutor a literatura, as artes e o cinema.
Em outubro de 2011, a paisagem histórica e cultural da cidade de Diamantina recepcionou a primeira edição do evento que acolheu mais de 650 visitantes.  Nesse ano, O fHist  contará com um dos brasilianistas mais importantes em sua conferência inaugural: o historiador britânico Kenneth Robert Maxwell, especialista em História Ibérica e no estudo das relações entre Brasil e Portugal.
O coordenador do festival, Américo Antunes, explica que  "a ideia é a de trazer a público e difundir importantes fatos históricos, desde o período colonial, que ainda são pouco conhecidos ou que estão sendo agora revelados, por meio de investigações e pesquisas contemporâneas, como as realizadas no âmbito dos trabalhos da Comissão Nacional da Verdade".
Durante os quatro dias de programação, temas como a história dos povos indígenas, regime militar e Inconfidência Mineira serão debatidos nas 14 mesas da Tenda da História da Praça Doutor Prado.

(Foto da capa: Divulgação/Prefeitura de Diamantina)
Além dos debates, o festival contará com uma extensa programação em praças e igrejas da cidade, que é reconhecida pela musicalidade de seu povo. A programação contempla a Vesperata, concertos e shows.
As inscrições para o evento podem ser realizadas no site do Festival, mediante a disponibilidade de vaga.
Fonte: Ascom/MinC
 Texto: Layse Lacerda, Ascom/MinC

Nenhum comentário:

Área de Preservação Ideológica!!!

Bem vindos a Área de Preservação Ideológica!
http://www.sitecurupira.com.br/