segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Instituto de Biociências da Unesp promove concurso de arte

Serão aceitos foto, pintura e desenho
 do entorno do instituto. Podem participar
 pessoas ligadas ou não à instituição
Estão abertas até 30 de setembro as inscrições para o concurso artístico “Instituto de Biociências: olhares revelados III”, promovido pela diretoria do Instituto de Biociências (IB) da Universidade Estadual Paulista (Unesp), campus de Botucatu.
Serão aceitos foto, pintura e desenho do entorno do IB, incluindo a paisagem natural, arquitetura, o cotidiano, a fauna e flora, além de fotomicrografias artísticas resultantes de pesquisas realizadas no instituto. Podem participar pessoas ligadas ou não à instituição.
O objetivo é fomentar, incentivar, valorizar e reunir a produção artística, além de descobrir novos talentos. Os primeiros colocados receberão troféu e diploma.
A seleção está prevista para ocorrer de 1º a 16 de outubro. A exposição dos materiais será realizada de 17 de outubro a 9 de novembro.
Os critérios utilizados na escolha dos melhores trabalhos serão atendimento ao tema proposto, originalidade, criatividade, beleza e qualidade técnica.
Mais informações: www.ibb.unesp.br/#1,1267

quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Projeto Circuito Brasil Sonoro

O Projeto CIRCUITO BRASIL SONORO, é uma proposta de circulação de shows gratuitos com grupos de música regional e tradicional, trabalhos estes que serão apresentados em 10 regiões administrativas do DISTRITO FEDERAL. A iniciativa conta com a parceria da Associação Cultural SONART e CENAS & SONS produções. O CIRCUITO BRASIL SONORO refere-se à divulgação de grupos de música regional como moda de viola, repente, embolada, forró, maracatu, frevo, ciranda e Xote. Os eventos musicais acontecerão em feiras, rodoviárias e praças. As apresentações acontecerão sempre aos fins de semana durante os períodos matutinos e vespertinos. Foram selecionados 10 trabalhos musicais para serem apresentados nas cidades do DF. Cada região administrativa receberá duas apresentações do projeto, totalizando 20 apresentações ao final do projeto.

Programação:

25/08 – Sábado

A partir das 17h
Feira de Sobradinho II
Com “Coração Calango” e “Tambores Urbanos”

26/08 – Domingo


A partir das 10h
Praça central da Estrutural
Com “Marcos Granca” e “Tambores Urbanos”



























Entrada franca
Classificação indicativa livre


Produção –
Associação cultural SONART : 3022 4300
Domingos Rodrigo 61 8492 0361/ 8123 1935/ 9270 5602
Fotos: Kacau Machado

sexta-feira, 17 de agosto de 2012

O amor de cada dia

"A cada dia que vivo, mais me convenço de que o desperdício da vida está no amor que não damos, nas forças que não usamos, na prudência egoísta que nada arrisca e que, esquivando-nos do sofrimento, perdemos também a felicidade."
(Carlos Drummond de Andrade)
Comente e passe pra frente!

quinta-feira, 2 de agosto de 2012

A importância cultural do circo-teatro

Livro de pesquisador da USP aponta a
 influência das peças populares de palhaços
 como Piolin e Arrelia na formação cultural
 da metrópole paulista
De 1930 e 1970, a capital paulista recebeu 88 diferentes circos em diversas temporadas. Uma atração era inevitável nos espetáculos dessas companhias: o circo-teatro.
A partir da análise de 1.099 processos de censura no Departamento de Diversões Públicas de São Paulo – hoje parte do acervo do Arquivo Miroel Silveira da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da Universidade de São Paulo (USP) – Walter de Sousa Junior estudou a importância do circo-teatro na formação cultural paulista e brasileira, tendo influenciado tanto o Modernismo como a emergente cultura de massa.
O tema, explorado na tese de doutorado de Sousa Junior, resultou no livro MiXórDia no PiCaDeiRo – Circo-teatro em São Paulo (1930-1970), que teve apoio da FAPESP por meio da modalidade Auxílio à Pesquisa – Publicações.
Como personagens centrais desse processo estão os palhaços Piolin e Arrelia, que puderam criar um estilo peculiar de comédia, e os autores de peças com temática caipira. São eles parte da elaboração da linguagem cultural de uma metrópole emergente.
“O circo-teatro, gênero que surge de intenso processo de hibridismo cultural, mostra-se como expressão popular numa metrópole em construção, agregando mestiçagens e misiturando referências. Assim, influencia tanto o movimento intelectual modernista quanto a emergente cultura de massa”, diz o autor.
Sousa Junior é professor doutor da ECA-USP e pesquisador da cultura popular. É autor de Moda Inviolada – Uma história da Música Caipira (2006) e atualmente pesquisa a contribuição cultural de Piolin a partir das 450 peças encenadas em seu circo de 1933 a 1961.
Mais informações: www.terceiramargem.com/teatro/110-mixordia-no-picadeiro

quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Semana Mundial do Aleitamento Materno começa hoje em mais de 170 países

A Semana Mundial do Aleitamento Materno começa hoje (1º) e vai até a próxima terça-feira (7) em mais de 170 países. O objetivo, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), é estimular a amamentação e melhorar a saúde de crianças menores de 5 anos em todo o mundo.
A data comemora a assinatura da Declaração de Innoceti, em agosto de 1990, por diversos países – incluindo o Brasil. Entre os objetivos apresentados pelo documento estão estabelecer um comitê nacional de coordenação da amamentação e adotar uma legislação que proteja a mulher que amamenta no trabalho.

A OMS defende que o aleitamento materno é a melhor forma de fornecer ao recém-nascido os nutrientes necessários. A orientação é que o bebê receba exclusivamente o leite materno até os 6 meses e, depois disso, ele seja associado a outros alimentos até que a criança complete 2 anos ou mais.

No caso do colostro (tipo de leite mais grosso e de cor amarelada produzido ao final da gestação), a recomendação é que ele seja fornecido ao recém-nascido até uma hora após o parto.

Dados da organização indicam que a malnutrição responde, direta ou indiretamente, por praticamente uma em cada três mortes entre crianças menores de 5 anos, sendo que mais de dois terços delas são associadas a práticas inapropriadas de alimentação e ocorrem no primeiro ano de vida da criança.

“Nutrição e carinho nos primeiros anos de vida são cruciais para uma boa saúde e para o bem-estar ao longo da vida. Na infância, nenhum presente é mais precioso do que o aleitamento materno. Ainda assim, menos de um em cada três bebês é exclusivamente amamentado durante os [primeiros] seis meses de vida”, informou a OMS.

Confira os dez passos definidos pela Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano para o sucesso da amamentação:

- Ter uma política de aleitamento materno escrita, que seja rotineiramente transmitida a toda equipe de cuidados de saúde;

- Capacitar toda a equipe de cuidados da saúde nas práticas necessárias para implementar essa política;

- Informar todas as gestantes sobre os benefícios e o manejo do leite materno;

- Ajudar as mães a iniciar o aleitamento materno na primeira meia hora após o nascimento do bebê;

- Mostrar às mães como amamentar e como manter a lactação, mesmo se vierem a ser separadas dos filhos;

- Não oferecer a recém-nascidos bebida ou alimento que não seja o leite materno, a não ser que haja indicação médica;

- Praticar o alojamento conjunto, permitindo que mães e bebês permaneçam juntos 24 horas;

- Incentivar o aleitamento materno sob livre demanda;

- Não oferecer bicos artificiais ou chupetas a crianças amamentadas;

- Promover grupos de apoio à amamentação e encaminhar as mães a esses grupos na alta da maternidade.
Fonte: Agência Brasil
Por: Paula Laboissière

Lixo eletrônico

Loading...

Área de Preservação Ideológica!!!

Bem vindos a Área de Preservação Ideológica!
http://www.sitecurupira.com.br/