quinta-feira, 13 de maio de 2010

Bembé do Mercado homenageia Mãe Lídia

Este ano, a tradicional festa de celebração da Abolição da Escravatura, Bembé do Mercado, homenageará Mãe Lídia, filha de Oxalufan, uma de suas maiores incentivadoras. O evento - que este ano comemora 121 anos - acontece em Santo Amaro da Purificação, no Recôncavo Baiano, de 12 a 16 de maio.

Nesse dia, Mães de Santo levarão suas oferendas para Iemanjá, a rainha do mar, agradecendo a grande mãe todas as benções que ela dá. Os presentes serão colocados no mar e em seguida começarão os cantos para celebrar Oxalá e Urumilá, pedindo paz para a humanidade.
Além da manifestação religiosa, que contará com mais de 40 terreiros, no Mercado de Santo Amaro haverá apresentações de Maculelê, Capoeira, o Samba de Roda Raízes de Acupe, Samba de Saubara, Samba Chula de São Brás, Samba de Nicinha, e shows de Roberto Mendes e banda Baianos Luz. A Festa também oferece aos visitantes barracas de comidas típicas do Recôncavo como a maniçoba, feijoada, sarapatel e maturi.
A comemoração de Bembé do Mercado teve início no dia 13 de maio de 1889. Foi um grito de liberdade dos terreiros de candomblés que durante três dias bateram seus tambores para os Orixás para marcar a assinatura da Lei Áurea, que acabou com a escravidão no Brasil.

Um comentário:

Ricardo Sena disse...

Grande festa que tive oportunidade de participar e documentar. Algumas dessas fotos podem ser vistas no blog: olhardabahia.blogspot.com

Área de Preservação Ideológica!!!

Bem vindos a Área de Preservação Ideológica!
http://www.sitecurupira.com.br/