sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009



Encontro de Folia de Reis no Distrito Federal(18/02/2009 - 13:02)


Nos dias 5, 6, 7 e 8 de março, Brasília tem um encontro marcado com as manifestações tradicionais da cultura popular. Trata-se do IX Encontro de Folia de Reis do Distrito Federal, que se realizará na Granja do Torto, num espaço que remete a um ambiente de aspectos genuinamente rural.

A Folia de Reis é uma tradição de origem portuguesa, trazida pelos Padres Jesuítas, que ganhou força especialmente no séc. XIX e mantém-se viva em praticamente todo o Brasil, especialmente nos Estados de Minas Gerais, Bahia, Espírito Santo, Goiás, Rio de Janeiro, São Paulo e no Distrito Federal. Desses locais, surgem expressivas manifestações artísticas e culturais, com forte presença no imaginário popular. A Folia de Reis mantêm características antigas, preservando cantos, danças, ritmos e melodias há várias gerações, cujos traços típicos se manifestam nas catiras, lundus, curraleiras e muitas outras criações de Grupos, Companhias e Ternos de Reis. Eles trazem na bagagem um repertório variado da nossa cultura popular, tanto em termos musicais como de crenças, valores e conhecimentos tradicionais.

Chegando à sua 9ª edição, o Encontro de Folia de Reis do DF, este ano, terá início na quinta-feira (05/03) com show de abertura do violeiro Almir Sater (MS), às 22h, e prosseguirá até domingo (08/03), com uma vasta programação artística e cultural. Além do grande show de abertura, o evento contará também com a participação da dupla Zé Mulato e Cassiano/DF (06/03), Chico Lobo/MG (07/03), Roberto Corrêa/DF e Siba/PE, (07/03), Pereira da Viola/ MG (08/03) e, encerrando o encontro, a grande dama da cena caipira brasileira, Inezita Barroso/SP (08/03), que se apresentará acompanhada do grupo feminino de Folia de Reis de Vazante/MG, em comemoração ao Dia Internacional da Mulher. Abertura do Show ficará por conta das duplas Kleuton & Karen, Rosa Branca & Canarinho e Caipira & Caipora.

Realização: Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento do GDF; Clube do Violeiro Caipira de Brasília - Patrocínio: FAC – Fundo de Apoio a Cultura/Secretaria de Estado de Cultura; BrasíliaTur - Apoio: GDF – Governo do Distrito Federal; ACP; NEAD - Produção: VBS Produções e Cultura & Criatividade.

PROGRAMAÇÃO ARTÍSTICA E CULTURAL

QUINTA-FEIRA - DIA 05/03/2009

19h – Abertura: - Representação da Chegada dos Três Reis Magos – Encontro das Bandeiras

19h30 – Palco: Apresentação do Canto de Chegada

21h – Palco: Abertura Oficial (autoridades políticas e eclesiásticas)

22h – Palco: SHOW - ALMIR SATER (MS)



SEXTA-FEIRA - DIA 06/03/2009

9h – Roda de Prosa - Mestres Reiseiros – Grupos de Folias - Tema: Como manter a tradição da Folia de Reis

12h – Galpão: Almoço dos Foliões

14h – Giro Cultural pela Esplanada dos Ministérios

19h – Jantar dos foliões - Seguido do Bendito de Mesa

19h - Apresentação de Folias e Danças Populares

21h30 - Palco: SHOW – TÉO AZEVEDO (MG)

23h – Palco: SHOW – ZÉ MULATO E CASSIANO (DF)

SÁBADO - DIA 07/03/2009

9h – Roda de Prosa / Convidados: Américo Córdola (Ministério Cultura/Sec.Ident. Divers.Cultural); Chico Lobo (Violeiro-MG); Pereira da Viola (Violeiro-MG); Bariâni Ortênci – GO; Prof. Afonso Furtado – RJ e Grupos de Folias

9h – Oficinas: Danças (Catira, Lundu e Curraleira); Construções de Instrumentos de Folia; Brinquedos, Brincadeiras e Jogos Roceiros.

9h – Praça do Coreto: Apresentações Livres de Folias e Danças

12h – Almoço dos Foliões seguido de Bendito de Mesa – (local:Galpão/refeitório)

12h – SHOWS no Palco Alternativo/Refeitório - CHICO LOBO – VANDERLEY E VALTECY – LUIZ FARIA E SILVA NETO

14h – Oficinas (continuação)

14h – Praça do Coreto – Apresentações Livres de Folias e Danças

17h – Palco: Apresentações das Folias e Danças Populares

19h – Galpão: Jantar dos foliões – seguido do Canto de Agradecimento

20h – Palco: Apresentação de Folias e Danças Populares

22h30 – Palco: SHOW – ROBERTO CORRÊA e SIBA (Lançamento de CD)

23h30 - Palco: SHOW – ANDRÉ e ANDRADE

DOMINGO - DIA 08/03/2009

9h – Roda de Prosa (cont.)

9h – Oficinas (cont.)

9h – Praça do Coreto: Apresentações livres de Folias e Danças

12h – Galpão: Almoço dos Foliões, seguido de Bendito de Mesa

12h30 – SHOWS no Palco Alternativo/Refeitório - PEREIRA DA VIOLA – CELINO & GERALDO – GALVAN & GALVÃOZINHO

15h – Palco: Encerramento das oficinas

16h – Praça do Coreto: Apresentações de Folias/ Canto de Despedida

18h – Apresentação de Encerramento do Encontro, com INEZITA BARROSO, comemorando o Dia Internacional da Mulher, acompanhada do grupo Feminino de Folia de Reis de Vazante/MG. – Abertura do Show: Kleuton & Karen – Rosa Branca & Canarinho – Caipira & Caipora

ATRAÇÕES DIÁRIAS E VARIEDADES

Exposições de Instrumentos Musicais Típicos; Fotos e Vídeos; Rodas de Prosa (com mestres Reiseiros); Danças típicas: Catira, Lundu, Curralera, São Gonçalo, Sussia, Tambor; Presépios; comidas típicas, artesanatos e produtos agroindustriais; Fazenda Modelo e após as modas, arrasta pé com músicos foliões.


Ass. Imprensa – Almir Oliver (61- 8403-4995) - Gabriel Alves (61-8154-3448) – Marcos Linhares (61-84

quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

Rubik' 360
O Cubo Mágico de Rubik foi inventado pelo húngaro Erno Rubik em 1974.
Depois de 900 milhões de unidades vendidas, Erno Rubik surpreende-nos de novo com o Rubik's 360.

O novo quebra cabeças de leva-nos para uma "nova dimensão" e ganha uma rodada, ao invés do design quadrado.

Dez centímetros ou mais de diâmetro, o 360 é descrito como uma esfera de plástico transparente onde se encontram duas esferas internas transparentes, ambas suspensas independentemente sobre um eixo rotativo, com seis bolas no seu centro.

O objectivo do puzzle é a de orientar as bolas coloridas através de buracos nas suas respectivas esferas e colocar na casa respectiva as bolas coloridas do lado de fora.

O Inventor Professor Erno Rubik, afirmou: "Eu sinto que o Rubik's 360 é um dos mais inovadores e excitantes puzzles que temos desenvolvido desde o Cubo Mágico - adoptando elementos do meu desenho original, desafio o solucionador a usar habilidade, destreza e lógica. Mas é a cinética mais um desafio, mais físico, porque está envolvido gravidade. Nós todos temos uma grande esperança para ela ".
Física pura.
Lançado no mercado no nosso país, no passado dia 5 de Fevereiro, aquele que foi o campeão de vendas do verão passado em Inglaterra…
Mais um puzzle tridimensional, que ameaça tornar-se num campeão de vendas.

Se tiver a mesma aceitação que o seu antecessor, não tardaremos a encontrar o pessoal na rua de pernas para o ar, com os neurónios a ferver, devido a mais uma criação de Rubik.

terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Projeto de prevenção à aids reúne jovens do Brasil e da Angola no Rio

Thais Leitão
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro - Um grupo teatral que reúne jovens atores brasileiros, angolanos e filhos de angolanos, moradores de comunidades carentes do Rio de Janeiro, deu início hoje (13) às apresentações da peça Prevenção é a Solução. A iniciativa, que faz parte do projeto Maré de Saúde, tem o objetivo de alertar o público jovem carioca sobre a necessidade do uso do preservativo como forma de se prevenir contra gravidez indesejada e doenças sexualmente transmissíveis, como a aids.

De acordo com o mobilizador social Sérgio Carlos de Barros, da Organização Não-Governamental Ação Comunitária, o espetáculo usa uma linguagem direta para falar sobre o cotidiano típico dos jovens e adolescentes. A ONG é responsável pelo projeto, em parceria com o Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (Acnur).

“Informação todos têm, a grande ausência é orientação. Então, por meio do teatro, buscamos quebrar paradigmas e promover um diálogo sem apelação, mas mostrando como no dia a dia as pessoas estão vulneráveis. Muitas vezes, por causa do preconceito e dos tabus que criamos, eles acabam não se preocupando e valorizando o seu corpo”, destacou.

Segundo ele, outro aspecto importante relativo à iniciativa é a aproximação promovida entre as duas culturas, do Brasil e de Angola. Barros acredita que a troca de informações e experiências entre os jovens dos dois países acaba construindo uma realidade bastante rica.

“Esse encontro de identidade traz à tona a importância de conhecermos um pouco da história dos dois países, que têm tantos laços de irmandade. Os jovens brasileiros aprendem a valorizar a cultura de parte dos nossos ancestrais, que vieram da África como escravos, e os angolanos que aqui vivem se sentem um pouco mais brasileiros com essa aproximação”, disse.

Para Tamires Nery, de 13 anos, filha de angolanos, a experiência está sendo muito “divertida”. Ela diz se orgulhar de ser a protagonista da montagem.

“Estou gostando bastante. Fiz novos amigos e aprendo coisas novas a cada ensaio. Além disso, encaro tudo com muita responsabilidade, afinal sou a personagem principal, o que é muito importante”, disse a menina, que mora na comunidade da Maré, zona norte do Rio, onde vive grande parte de refugiados migrantes originários de Angola. Em todo o país, são cerca de 1,7 mil angolanos que chegaram a partir do fim da década de 80, em função da guerra civil que atingia o país.

Já a brasileira Raquel Andrade, de 14 anos, moradora da comunidade da Rocinha, na zona sul do Rio, conta que o que mais gostou sobre a cultura angolana, desde que começou a participar do projeto, foi aprender a dançar a tarrachinha. “Parece o nosso pagode, mas tem que dançar coladinho”, explica.

A partir da próxima semana, os atores do projeto Maré de Saúde vão apresentar a peça Prevenção é a Solução em diversas escolas da rede pública e em centros sociais e de saúde ligados à rede municipal do Rio.

segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009


CURSO COMPLETO DO CALENDÁRIO DE 13 LUAS DE 28 DIAS, CONHECIDO COMO “CALENDÁRIO MAIA”, OU “CALENDÁRIO DA PAZ”.

Olhos D’Água, 4 e 5 de Abril de 2009

O CURSO IRÁ ABRANGER UMA EXPOSIÇÃO ILUSTRADA SOBRE O TRABALHO DO MOVIMENTO MUNDIAL DE PAZ E DE MUDANÇA PARA O CALENDÁRIO DE TREZE LUAS DE 28 DIAS, QUE ESTÁ SENDO REALIZADO EM TODO O MUNDO, PARA A MUDANÇA DO CALENDÁRIO GREGORIANO, COM A SUA SUBSTITUIÇÃO PELO CALENDÁRIO DE TREZE LUAS DE VINTE E OITO DIAS, O CALENDÁRIO DA PAZ.

INCLUIRÁ, TAMBÉM, COMPLETA EXPLICAÇÃO SOBRE A UTILIZAÇÃO DIÁRIA DO CALENDÁRIO GALÁCTICO DE 13 LUAS PARA SE TER ACESSO AO FLUXO NATURAL DO TEMPO QUADRIDIMENSIONAL, À QUARTA DIMENSÃO.

SERÃO DADAS INSTRUÇÕES SOBRE O FUNCIONAMENTO DA BÚSSOLA GALÁCTICA, DO KIT “ENCANTAMENTO DO SONHO”, QUE CONTÉM OS CÓDIGOS MATEMÁTICOS MAIAS, A CHAVE DE ACESSO À QUARTA DIMENSÃO.

SERÁ ENSINADO COMO SE FAZ PARA MONTAR O ORÁCULO PESSOAL E PARA CONHECER O ORÁCULO DE CADA DIA, ASSIM COMO A UTILIZAÇÃO PRÁTICA DESSES ORÁCULOS NO DIA-A-DIA E NOÇÕES SOBRE O FUNCIONAMENTO DA “ONDA ENCANTADA”.

FALAREMOS SOBRE A PROFECIA TELEKTONON, DE PACAL VOTAN, QUE TRAZ OS ELEMENTOS PARA A VOLTA DA TELEPATIA À HUMANIDADE E SOBRE A DINÂMICA DO TEMPO, QUE CONTEM OS 260 POSTULADOS DA LEI DO TEMPO. É COMO UM MANUAL DE BORDO PARA A VIAGEM NO TEMPO.

SERÃO TRATADOS TAMBÉM, INÚMEROS OUTROS TEMAS RELACIONADOS COM O TRABALHO DO MOVIMENTO MUNDIAL DE PAZ.

OBSERVAÇÕES IMPORTANTES: O CURSO SERÁ REALIZADO QUANDO A TURMA FORMAR O NÚMERO MÍNIMO PARA O RATEAMENTO DAS DESPESAS, COM O MÍNIMO DE 12 E O MÁXIMO DE 25 INTERESSADOS.

AS DESPESAS A SEREM PAGAS PELOS PARTICIPANTES DESTINAM-SE A COBRIR OS CUSTOS COM O MATERIAL BÁSICO QUE TODOS IRÃO RECEBER QUE CONSISTE EM: UM KIT COMPLETO DA AGENDA 13:20 COM O CALENDÁRIO DE 13 LUAS, UM KIT COMPLETO DO MATERIAL DIDÁTICO E INFORMATIVO NECESSSÁRIO AOS INICIANTES, QUE INCLUI UMA BÚSSOLA GALÁCTICA E VÁRIOS OUTROS ITENS, INCLUSIVE OS PLASMAS RADIAIS, ADESIVOS, ETC.

OS PARTICIPANTES DO CURSO DIVIDIRÃO ENTRE SI AS DESPESAS COM A VIAGEM, HOSPEDAGEM E ALIMENTAÇÃO DO INSTRUTOR, BEM COMO COM A REMESSA DO MATERIAL, DE SÃO PAULO PARA O LOCAL DO CURSO, QUE SERÁ FEITA PELO CORREIO, COM ANTECEDÊNCIA, PARA QUE TODOS RECEBAM E POSSAM EXAMINAR O MATERIAL ANTES DO CURSO. TAMBÉM ESTÃO INCLUSO NO VALOR A DESPESA COM A ALIMENTAÇÃO NOS DOIS DIAS, ALMOÇO E JANTAR NO SÁBADO, E DESJEJUM E ALMOÇO NO DOMINGO, BEM COMO O PERNOITE NO LOCAL, À COMBINAR.

O CURSO SERÁ MINISTRADO PELO DR. VANDIR NATAL CASAGRANDE, EDITOR DO CALENDÁRIO DE 13 LUAS NO BRASIL, E ESTÁ PROGRAMADO PARA SER REALIZADO EM DOIS DIAS, UM SÁBADO E UM DOMINGO, NÃO SENDO POSSÍVEL ACOMPANHAR A SEQÜÊNCIA INDO APENAS UM DIA.

O CURSO ESTÁ PREVISTO PARA ACONTECER NA FAZENDA TAPERINHA, EM OLHOS D’ÁGUA, GOIÁS, NOS DIAS 4 E 5 DE ABRIL.

O VALOR POR PESSOA É DE R$ 150, 00, COM A ALIMENTAÇÃO, E DE R$ 180,00 COM ALIMENTAÇÃO E PERNOITE INCLUSOS.


PARA INSCREVER-SE, ENTRE EM CONTATO COM A PESSOA ENCARREGADA DA ORGANIZAÇÃO E FORNEÇA O SEU NOME, DIA, MÊS E ANO DO NASCIMENTO, BEM COMO O SEU TELEFONE.


Informações com os organizadores de Brasília para o Curso em Olhos D’Água pelos telefones (61) 9903-8007 e 9979-0813, falar com Diana e/ou Tom.

Mais informações, em São Paulo, pelo telefone (11) 3884-8318.

POR QUE FAZER ESTE CURSO?

Lixo eletrônico

Loading...

Área de Preservação Ideológica!!!

Bem vindos a Área de Preservação Ideológica!
http://www.sitecurupira.com.br/